O cuidado com a saúde das crianças é muito importante, não só para tratar problemas presentes e prevenir problemas futuros, como também para criar bons hábitos que se estendem até a vida adulta.
Incluído nisso está a saúde bucal, que merece um cuidado especial desde cedo, antes até do nascimento dos primeiros dentes. Continue a leitura para descobrir por que esse cuidado é tão importante e por que o seu filho merece o Sistema Myobrace®.
Por que a saúde bucal das crianças é tão importante?
Quando falamos desse assunto, muitos pais podem até pensar que se trata apenas da escovação dos dentes, ou seja, da higiene. Porém, há muitos outros fatores que precisam ser observados para garantir que seu filho tenha uma boa saúde bucal.
Apesar de serem a parte mais lembrada, os dentes não são o único aspecto que precisam de cuidados, ou seja, ter dentes saudáveis nem sempre significa que não há outros problemas que necessitam de atenção.
Por exemplo, por mais que a criança escove bem os dentes e faça o uso correto do fio dental, se ela pratica a respiração bucal, isso pode causar uma série de prejuízos à saúde e qualidade de vida.
A respiração bucal é uma das grandes responsáveis pelas maloclusões não somente dentes tortos, que além da questão estética também podem afetar a alimentação, autoestima e fala da criança, com malefícios que se estendem até a vida adulta e podem acarretar outros problemas.
Sendo assim, cuidar de todos os aspectos da saúde bucal (higiene, desenvolvimento e hábitos) desde a infância é muito importante para prevenir uma série de malefícios e evitar maiores problemas na vida adulta.
Um dos problemas que por vezes foge à atenção dos pais é a prática de maus hábitos miofuncionais, como a respiração bucal, a postura incorreta da língua, o uso de chupetas, entre outros.
Por quê? Bom, vamos entender a seguir o que são esses maus hábitos e por que precisam de muita atenção, principalmente na infância.
Maus hábitos miofuncionais: o que são?
Cerca de 3 a cada 4 crianças a partir dos 5 anos já apresentam sinais de maloclusões e desenvolvimento orofacial incorreto, quadros que acontecem devido aos maus hábitos miofuncionais.
Esses hábitos muitas vezes são involuntários e frequentemente não são notados pelos pais ou quando notados, não recebem a devida atenção, por não parecerem tão graves.
Alguns desses maus hábitos são:
- Uso de chupeta ou chupar dedo;
- Interposição da língua, que ocorre quando ela fica fora do seu posicionamento correto e é projetada entre os dentes da frente;
- Respiração bucal;
- Hiperatividade mentoniana, quando a criança faz força excessiva com o músculo mentoniano ao engolir.
Por que os maus hábitos miofuncionais são tão prejudiciais?
Os maus hábitos miofuncionais trazem malefícios em qualquer idade, mas são especialmente prejudiciais na infância, pois a criança ainda está crescendo e se desenvolvendo. Assim, quando há obstáculos, seu desenvolvimento pode ser prejudicado.
Vamos usar como exemplo a respiração bucal, que atinge até 30% das crianças em idade pré-escolar. Esse hábito pode passar despercebido ou ser visto como algo passageiro.
Ao respirar pela boca a criança pode acabar desenvolvendo uma série de problemas, que vão desde maloclusões a alterações no formato do rosto.
Quando respiramos pela boca, a língua fica em uma posição incorreta, pressionando continuamente os incisivos inferiores e impedindo que os dentes superiores e inferiores se toquem.
Além disso, a mandíbula é abaixada e a cabeça projetada para a frente, para que a passagem de ar seja facilitada. Observe: tente respirar pela boca e veja como a cabeça se move para a frente para puxar o ar. Praticando por longos períodos, isso resulta em má postura cervical e um dos sinais é notar se seu filho se queixa muito de dores nas costas e no pescoço.
As maloclusões também são muito comuns quando há respiração bucal e são bastante notadas por afetarem a parte estética. Elas acontecem porque a respiração bucal enfraquece o tônus muscular e interfere no trabalho correto dos músculos da face, alterando a posição de estruturas como dentes e arcos.
A mordida cruzada, a mordida aberta, o apinhamento e a sobremordida são maloclusões muito comuns em crianças e todas elas podem ser consequência da respiração bucal.
Esses são apenas alguns dos malefícios causados pela respiração bucal, que é um dos maus hábitos miofuncionais mais prejudiciais.
Tanto a respiração bucal quanto outros maus hábitos miofuncionais também podem causar problemas como ronco, apneia do sono, bruxismo, Disfunção de ATM e sintomas como dor de ouvido, dor de cabeça, problemas de postura, dor nas costas e dificuldades para dormir.
Portanto, esteja sempre atento a todos os aspectos da saúde bucal do seu filho e preste atenção nos sintomas supracitados. Ao tratar esses problemas ainda na infância, você pode evitar maiores problemas futuros e garantir que cheguem à idade adulta com mais qualidade de vida.
Como tratar os maus hábitos miofuncionais?
Se o seu filho já apresenta algum mau hábito miofuncional ou os sintomas citados acima, isso não quer dizer que seu quadro seja irreversível.
Uma opção de tratamento focada na eliminação dos maus hábitos miofuncionais é o Sistema Myobrace®, que pode oferecer ao seu filho uma vida mais leve, confortável e sem problemas de saúde bucal.
O Sistema Myobrace® é inovador e avançado, baseado nos princípios da Odontologia Miofuncional. Seu principal objetivo, como dito acima, é a reeducação dos hábitos miofuncionais para promover um bom desenvolvimento de toda a estrutura orofacial.
Esse Sistema já está presente em mais de 100 países e é consolidado há mais de 30 anos. Ao redor do mundo, pacientes de todas as idades estão resolvendo seus problemas a partir da origem e encontrando soluções definitivas e eficazes.
Uma de suas maiores vantagens é que, ao contrário de alguns tipos de tratamento odontológico, o Sistema pode ser utilizado em crianças, aproveitando o período de maior adaptabilidade biológica para agir logo no início dos problemas de saúde bucal.
Seu funcionamento alia o uso de aparelhos intraorais produzidos em material confortável com a prática de exercícios miofuncionais, que incentivam a eliminação dos maus hábitos.
Um ponto positivo é que os aparelhos intraorais só precisam ser utilizados por cerca de 1h ao dia e durante a noite, dando mais liberdade e conforto e aumentando a aderência entre as crianças. Os exercícios miofuncionais são bastante simples e podem ser realizados em poucos minutos todos os dias.
Seu filho merece viver livre de problemas odontológicos, ter um bom desenvolvimento orofacial e recuperar a qualidade de vida. Ofereça os melhores cuidados com o Sistema Myobrace®, clique aqui para encontrar o especialista Myobrace® mais próximo de você!