Entendendo o que é Bruxismo – Apertamento dos Dentes

Entendendo o que é Bruxismo – Apertamento dos Dentes

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
bruxismo, dor de cabeça, apertamento dos dentes, bruxismo infantil, bruxismo noturno tratamento, bruxismo e ansiedade, bruxismo sintomas infantil, bruxismo durante o dia, como aliviar apertamento dos dentes, apertamento dos dentes sintomas, apertamento dental consequências, apertamento dental ansiedade, apertamento dos dentes como tratar, aparelho para apertamento dos dentes, apertamento dental diurno, Odontologia Miofuncional

O bruxismo é bastante conhecido e infelizmente o número de casos tem crescido devido a diversos fatores. Ainda assim, muitos pacientes chegam ao consultório sem saber que sofrem de bruxismo, pois ainda não compreendem o que ele é.

Apenas para que você tenha uma ideia, sintomas como dor de cabeça, estresse e cansaço diurno podem estar relacionados ao bruxismo. São sintomas que não parecem ter relação com o ranger dos dentes e, por isso, muitos pacientes sofrem sem entender o que está acontecendo.

Neste artigo você vai descobrir o que é o bruxismo, por que ele acontece e principalmente como reconhecer se você está sofrendo com essa condição. Então continue a leitura até o final!

O que é bruxismo?

O bruxismo noturno consiste em apertar ou ranger os dentes à noite, durante o sono, de forma involuntária. Nesses casos, geralmente é notado por terceiros, que reconhecem a presença do bruxismo pelo barulho feito ao esfregar os dentes. 

Também pode ocorrer o bruxismo durante o dia, conhecido como bruxismo diurno ou briquismo, que pode ser involuntário, voluntário ou semi-voluntário. No briquismo, o apertamento dos dentes geralmente está relacionado a momentos de ansiedade, com movimentos repetitivos feitos para aliviar a tensão.

Essa condição é comum tanto em homens, quanto em mulheres, e também pode acontecer em crianças – conhecido como bruxismo infantil. Talvez você não saiba, mas o bruxismo é considerado um Distúrbio do Sono e é o terceiro mais comum entre eles, ficando atrás apenas de falar enquanto dorme e do ronco. 

Um fato importante é que a grande maioria das pessoas irá apresentar algum episódio de bruxismo, seja durante o dia ou à noite. É comum que, em fases de muita ansiedade ou nervosismo, você reproduza movimentos repetitivos involuntariamente, como ranger os dentes, balançar as pernas ou bater com os dedos em alguma superfície. 

O bruxismo se torna um problema quando acontece com muita frequência, porque pode trazer uma série de desconfortos e até malefícios à saúde, intensificando ou levando a outros distúrbios. 

Sabendo disso, abaixo você encontra uma lista de sintomas que te ajudam a descobrir se o bruxismo faz parte da sua vida. 

Principais sintomas de bruxismo

Mesmo que seja difícil notar o bruxismo noturno enquanto ele está ocorrendo, alguns sintomas podem ajudar a identificar sua presença, como:

  1. Dor de cabeça intensa e frequente, principalmente pela manhã;
  2. Sentir dor de cabeça apenas de um lado;
  3. Tonturas e enjoo, mais frequentes ao acordar;
  4. Muita sonolência durante o dia e sensação de não ter descansado à noite;
  5. Dificuldade para abrir a boca e dor na mandíbula, que pode estar presente só de um lado;
  6. Estalos na mandíbula ao abrir a boca;
  7. Barulhos e zumbidos no ouvido;
  8. Dificuldade para se concentrar e distração durante o dia;
  9. Dores no pescoço, ombros e costas;
  10. Sensação de que os dentes estão moles;
  11. Dentes lascados, trincados ou quebrados.

Esses sintomas atingem muitos pacientes, que por vezes procuram diversos profissionais para tratar o problema, sem sucesso. Enquanto o bruxismo não for tratado, os sintomas podem até ser amenizados, mas continuarão aparecendo.

Dessa forma, se você reconheceu os sintomas descritos acima, não deixe de procurar um cirurgião-dentista e relatar a suspeita de bruxismo. 

Como dito anteriormente, o bruxismo também pode aparecer nas crianças e é importante que os pais estejam atentos para reconhecer os sintomas e iniciar o tratamento, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar. 

As crianças podem relatar dores de cabeça, dores musculares e cansaço. Muitas vezes, por conta das dores, podem comer menos do que o normal ou evitar alimentos sólidos. Por terem um sono de baixa qualidade, pode haver também dificuldade de atenção e problemas de memória. 

Quais são as causas do bruxismo?

Ainda não se sabe exatamente qual é a causa do bruxismo, mas existem diversas hipóteses e cada caso deve ser estudado individualmente.

Em algumas pessoas, o bruxismo pode ter origem genética, ser causado pelo uso de medicamentos ou até ser uma consequência do refluxo estomacal. Nesses casos, deve-se estudar as possibilidades para tratar o bruxismo de forma mais eficaz. 

As causas mais comuns, principalmente na atualidade, são a ansiedade e o estresse. Quando estamos muito tensos e nervosos, pode haver uma dificuldade para descansar completamente à noite, levando ao apertamento e ranger dos dentes durante o sono.

O bruxismo também pode estar relacionado às maloclusões (ou dentes tortos), que impedem o fechamento correto da boca, ou, ainda, pode ser uma consequência da respiração bucal, que causa o ressecamento da boca e leva ao movimento involuntário dos dentes, buscando produzir saliva. 

É importante estudar atentamente a origem do bruxismo, pois só assim será possível planejar um tratamento efetivo, que resolva o problema ou ao menos diminua suas consequências. 

Tratamento para o bruxismo

Como dito anteriormente, é preciso saber a causa do bruxismo para tratar com eficácia, solucionando o problema em sua origem ou elaborando uma estratégia para diminuir seus sintomas negativos. 

Ao notar os sintomas do bruxismo, procure um cirurgião-dentista que irá avaliar o caso, realizar os exames necessários e indicar o tratamento mais adequado.

Os principais tipos de tratamento para bruxismo envolvem a diminuição dos sintomas e a proteção dos dentes, para que o paciente possa viver com mais conforto e tenha noites mais tranquilas de sono.

Um dos tratamentos mais conhecidos para o bruxismo noturno é o uso de placas de bruxismo, que são encaixadas nos dentes e os protegem contra o atrito e o apertamento. 

Também existem aparelhos intraorais que cumprem essa mesma função, como os da Linha Myosa®. Esses aparelhos oferecem proteção aos dentes e às gengivas, prevenindo que quebrem, trinquem ou lasquem e também que o esmalte seja desgastado. 

Evitando o atrito, já é possível ter noites mais tranquilas de sono, diminuir as dores e a sonolência e distração diurna. Mesmo que o bruxismo não tenha sido eliminado, haverá uma melhora na qualidade de vida. 

Os aparelhos intraorais devem ser recomendados pelo cirurgião-dentista, assim como qualquer outro tratamento para o bruxismo. Isso garante um tratamento mais eficaz, com medidas adaptadas para o caso de cada paciente. 

Além de evitar o atrito, outras opções ajudam a acabar com a origem do bruxismo. 

Quando o bruxismo é causado por estresse e ansiedade, essas questões precisam ser trabalhadas para diminuir e até eliminar o problema. Algumas medidas como diminuir o ritmo de trabalho, praticar meditação e buscar um psicoterapeuta podem ajudar nesses casos.

Por outro lado, quando é causado por maloclusões e respiração bucal, o Sistema Myobrace® pode ajudar a acabar com o bruxismo de vez. 

Esse Sistema é baseado nos princípios da Odontologia Miofuncional e tem como foco a reeducação de hábitos para acabar com a respiração bucal e tratar maloclusões. Assim, pode ser muito eficaz no tratamento do bruxismo quando esses hábitos estão envolvidos.

Com a prática frequente de alguns exercícios miofuncionais e o uso de aparelhos intraorais por cerca de 1h ao dia e também durante o sono, é possível acabar com a respiração bucal, tratar maloclusões e ter resultados efetivos contra o bruxismo. 
Conheça o Sistema Myobrace® e descubra como ele pode te ajudar no tratamento do bruxismo. Fale com um de nossos especialistas e encontre um profissional próximo a você!

bruxismo, dor de cabeça, apertamento dos dentes, bruxismo infantil, bruxismo noturno tratamento, bruxismo e ansiedade, bruxismo sintomas infantil, bruxismo durante o dia, como aliviar apertamento dos dentes, apertamento dos dentes sintomas, apertamento dental consequências, apertamento dental ansiedade, apertamento dos dentes como tratar, aparelho para apertamento dos dentes, apertamento dental diurno, Odontologia Miofuncional

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos

Subir