falta de ar, Myobrace, apneia do sono

Odontopediatria e sua importância para as crianças

Odontopediatria e sua importância para as crianças

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Você sente falta de ar durante o sono?, sono, falta de ar

Você conhece a importância da odontopediatria para a saúde das crianças? Seu filho visita um odontopediatra com frequência? 

Muitas vezes decidimos procurar ajuda médica apenas quando apresentamos alguns sintomas ou quando notamos um problema visível. Porém, você deve saber que o ideal é fazer check-ups regulares, permitindo a prevenção e o tratamento precoce.

Quando falamos de crianças, o mesmo se aplica! É essencial estar sempre atento a todos os aspectos da saúde, incluindo a higiene bucal.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender a importância da odontopediatria? Então siga lendo este artigo!

Odontopediatria: para que serve?

A odontopediatria nada mais é do que o ramo da odontologia que cuida de bebês, crianças e adolescentes. Sim, até os bebês precisam ir ao dentista!

O dentista infantil, ou odontopediatra, irá cuidar da criança em todas as fases até chegar à adolescência. Ele acompanhará a saúde bucal da criança desde o nascimento, ensinando as melhores práticas até que ela possua todos os dentes de leite. 

Depois disso, o acompanhamento segue na chamada fase mista, quando a criança começa a perder os primeiros dentes e gradualmente faz a transição para a dentição permanente. 

É importante ter consultas regulares com o odontopediatra, pois ele indicará, em cada fase, as práticas ideais para manter uma boa saúde bucal. Desde técnicas para uma boa escovação até questões mais complexas, como promover o desenvolvimento saudável de toda a estrutura orofacial. 

Uma das funções mais importantes do dentista infantil é garantir que a criança não desenvolva maus hábitos que irão interferir no seu crescimento saudável, como o uso de chupeta, a postura incorreta ou a interposição da língua e a força excessiva do músculo mentoniano. 

Quando procurar um dentista infantil?

O ideal, na verdade, é procurar um odontopediatra durante a gestação. Nessa consulta, ele irá ensinar as práticas de higiene bucal que a mãe deve manter com o bebê em seus primeiros meses de vida.

Assim que o primeiro dente de leite aparecer, o bebê deve ser levado para uma nova consulta. Os pais serão orientados em relação à alimentação do bebê, a forma correta de escovar os dentes, o tipo de escova e creme dental ideais e como prevenir cáries e outros problemas de saúde bucal.

Além disso, os pais serão orientados quanto aos bons e maus hábitos miofuncionais, para prevenir problemas no desenvolvimento do bebê. 

Ao iniciar o acompanhamento cedo, desde o nascimento, você pode garantir que a criança não aprenda maus hábitos. Ela saberá, desde muito nova, como fazer a deglutição, posicionar a língua, etc… 

Isso pode ajudar a evitar o surgimento de problemas futuros, como a respiração bucal ou a mordida cruzada, por exemplo. Essas duas condições são bastante comuns em crianças, e podem ser evitadas quando aprendem a cultivar bons hábitos.

O motivo por trás dos problemas no desenvolvimento da estrutura crânio-cervico-mandibular costuma ser a repetição de alguns maus hábitos miofuncionais. Siga a leitura para descobrir quais são esses maus hábitos e entender suas consequências!

Maus hábitos miofuncionais em crianças

Quais são os maus hábitos miofuncionais? Como eles interferem no desenvolvimento da criança? Vamos responder essas questões resumidamente, para que você entenda a importância da odontopediatria na vida das crianças!

Os maus hábitos miofuncionais são práticas que interferem no desenvolvimento da estrutura orofacial, prejudicando funções como mastigar, falar, engolir, etc.

O crescimento adequado é prejudicado quando praticamos hábitos que interferem no funcionamento ideal dessa estrutura. Confira alguns exemplos a seguir!

odontopediatria, o que é odontopediatria, odontologia miofuncional

Usar chupeta ou chupar dedo 

Quando seu filho usa chupeta, precisa manter a boca aberta para acomodá-la. Ao passar várias horas por dia, às vezes por alguns anos, nessa posição, o crescimento correto da estrutura crânio-cervico-mandibular é dificultado. 

Isso pode causar a mordida aberta, quando os dentes incisivos superiores não tocam os inferiores. Toda a arcada dentária é comprometida quando essa estrutura não está trabalhando da maneira ideal.

Respirar pela boca

Novamente o posicionamento equivocado interfere em todo o desenvolvimento da estrutura orofacial. Respirar pela boca pode fazer com que os arcos dentários não cresçam como deveriam, causando o desalinhamento dos dentes. 

Além disso, a respiração bucal pode trazer consequências como bruxismo, apneia do sono, dificuldade de concentração, xixi na cama, entre outros.

Hiperatividade mentoniana

Ocorre quando a criança faz muita força para engolir, forçando o músculo mentoniano. Esse músculo fica logo abaixo do lábio inferior, e forçá-lo em excesso pode interferir no crescimento da mandíbula, o que atrapalha o desenvolvimento do arco dentário inferior podendo causas inclusive apinhamentos. 

Estes são apenas alguns exemplos de maus hábitos que prejudicam o crescimento saudável da criança. Quando ela realiza o acompanhamento na clínica de odontopediatria, pode aprender as melhores práticas com o dentista infantil e se livrar desses maus hábitos. 

O cirurgião dentista também irá orientar os pais para que auxiliem a criança em relação a esses hábitos, principalmente bebês e crianças mais novas. É muito importante que os pais estejam envolvidos nesse aspecto da vida dos filhos, pois, como você viu logo acima, as consequências dos maus hábitos miofuncionais são inúmeras.

E aqui não estamos falando apenas da questão estética, ou seja, o desalinhamento dos dentes. Um desenvolvimento incompleto ou inadequado pode atrapalhar a alimentação e a fala, bem como trazer consequências sérias à saúde da criança. 

Um exemplo é a apneia do sono, comumente causada pela respiração bucal. Nessa disfunção, a pessoa deixa de respirar por alguns segundos enquanto dorme. Ter apneia do sono aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e pode levar até a um AVC!

Como ajudar as crianças e acabar com os maus hábitos?

Você já deve saber a resposta, pois ela é bastante simples: leve seu filho a um odontopediatra especialista em Odontologia Miofuncional!

A Odontologia Miofuncional é focada no estudo da estrutura orofacial, e sua principal linha de trabalho é acabar com os maus hábitos que interferem no desenvolvimento saudável da mesma.  

O Sistema Myobrace® é baseado nos princípios da Odontologia Miofuncional, e é um dos sistemas mais utilizados em todo o mundo, com altas taxas de sucesso!

Um dos maiores diferenciais desse sistema, principalmente quando falamos de crianças, é que ele envolve o uso de um aparelho intraoral flexível, feito de silicone médico, que só precisa ser usado de 1 a 2h durante o dia e à noite enquanto a criança dorme.

Por ser muito confortável e ser usado por pouco tempo durante o dia, a taxa de adesão entre as crianças é maior do que a de aparelhos ortodônticos tradicionais. Elas não precisam se preocupar com bráquetes e fios de metal machucando suas gengivas e bochechas, e podem utilizar o aparelho intraoral enquanto brincam, leem ou assistem TV, por exemplo. 

Além do aparelho intraoral, o Sistema Myobrace® faz uso de alguns exercícios diários, que servem para acabar com os maus hábitos miofuncionais. São os hábitos citados logo acima: uso de chupeta, força excessiva do músculo mentoniano, etc. 

Quando a criança pratica esses exercícios e elimina os maus hábitos, garante que sua estrutura orofacial irá se desenvolver da forma correta. Além de corrigir os problemas já existentes, isso garante que essas condições não voltem a aparecer — afinal, o problema terá sido eliminado pela raiz.

Esses exercícios são praticados com a ajuda dos pais, e podem ser incorporados à rotina da família. Logo a criança terá hábitos mais saudáveis, e os resultados começarão a aparecer!

O Sistema Myobrace® é adaptado para crianças de diferentes idades, considerando todas as particularidades de cada fase da dentição. Tanto o aparelho intraoral quanto os exercícios são pensados para acompanhar a fase que a criança está vivendo, garantindo o desenvolvimento pleno de toda a estrutura orofacial.

Se você deseja saber mais sobre o Sistema Myobrace® e entender como ele pode ajudar seu filho a ter mais qualidade de vida, entre em contato conosco!

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos