falta de ar, Myobrace, apneia do sono

Respiração Bucal: Você também respira pela boca?

Respiração Bucal: Você também respira pela boca?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Bucal, Respiração, respirar, boca, respiracao

Apesar de a respiração bucal ser bastante comum, muitas pessoas sequer notam que estão respirando pela boca!

Isso porque estamos acostumados a realizar essa função de forma automática, sem prestar muita atenção à forma como respiramos. Assim, a respiração bucal acontece sem ser notada; o problema é que ela pode trazer diversos malefícios para a sua saúde!

Será que você pratica a respiração bucal? Continue a leitura para conferir alguns sintomas e descobrir como lidar com essa condição. 

O que é respiração bucal?

Antes de tudo, é importante entender o que é a respiração bucal. Esse tipo de respiração acontece quando você puxa o ar pela boca, não pelo nariz.

Todos nós, em algum momento, fazemos isso — principalmente quando estamos ofegantes, após fazer esforço físico ou sentindo nervosismo e ansiedade. O problema ocorre quando essa prática é frequente, com pouca ou nenhuma respiração pelo nariz. 

Quando a respiração é feita majoritariamente pela boca, ocorre a Síndrome do Respirador Bucal, ou SRB. A SRB é associada a muitos problemas de saúde em crianças e adultos e pode levar até a alterações no formato do rosto e na postura!

Como saber se sou um respirador bucal?

A forma mais fácil de saber se você está sofrendo de SRB é prestar atenção à sua respiração. Isso pode parecer óbvio, mas, como dito anteriormente, você pode estar respirando de forma automática, sem realmente notar a entrada e saída de ar.

Observe: você está puxando o ar pelo nariz ou pela boca? Qual das duas formas é mais frequente e parece mais natural para você? 

Ao responder essas duas perguntas, você já saberá se a respiração bucal se tornou um hábito. Além disso, quem sofre de SRB pode apresentar alguns sinais. 

Confira algumas características do respirador bucal

  • Boca frequentemente seca;
  • Sensação de falta de ar;
  • Gengivite;
  • Mau hálito;
  • Salivação;
  • Engasgos;
  • Impressão de que a inspiração não traz ar o suficiente;
  • Pausar a fala o tempo todo para puxar o ar pela boca;
  • Mastigar pouco os alimentos sólidos e ter preferência por líquidos;
  • Entre outros.

A respiração bucal também pode acontecer à noite, enquanto você dorme. Como você não está respirando da forma correta, seu corpo não recebe todo o ar necessário e seu cérebro não consegue descansar como deveria.

Assim, quem sofre de SRB costuma sentir muita sonolência durante o dia, ter dificuldade para se concentrar e apresentar dores de cabeça. Além disso, podem roncar muito à noite, como resultado da passagem do ar pela boca. 

Muitas vezes não pensamos que algo tão trivial quanto a nossa respiração pode ser a causa de tantos desconfortos, mas a SRB pode acarretar em diversos problemas de saúde.

Bucal, Respiração, respirar, boca, respiracao

Que problemas a respiração bucal pode causar?

A respiração bucal pode causar uma série de problemas de saúde e alguns deles são bastante graves. Se você possui alguma das condições listadas a seguir, é possível que ela seja causada pela sua respiração!

Bruxismo 

A respiração bucal durante a noite pode deixar sua boca muito seca. Para produzir saliva, você inconscientemente movimenta a mandíbula e os dentes. 

O bruxismo pode ter consequências sérias, como dores intensas e desgaste do esmalte. Em casos mais extremos, pode até trincar ou quebrar seus dentes.

Apneia do sono

Na apneia, sua respiração é interrompida durante o sono por períodos de cerca de 10 segundos. Isso pode acontecer por conta da respiração bucal, que faz com que sua língua e mandíbula estejam em uma posição incorreta. A apneia pode levar a consequências graves, como doenças cardiovasculares e até AVC. 

Enurese noturna (xixi na cama)

A enurese noturna é mais comum em crianças até os 5 anos, mas também pode acontecer depois dessa idade. A respiração bucal pode fazer com que os níveis de oxigênio no sangue e no cérebro não sejam altos o suficiente e, assim, o cérebro não consegue executar funções como o controle da musculatura urinária, o que leva à enurese noturna.

Maloclusões

Como dito anteriormente, a respiração bucal faz com que a língua e a musculatura facial fiquem em uma posição incorreta. Quando isso acontece, aos poucos os ossos e músculos vão se habituando a essa posição e não se desenvolvem da maneira como deveriam. 

Isso pode resultar em:

  • Mordida aberta, quando há uma abertura entre os dentes superiores e inferiores — muito comum em crianças que fazem uso de chupeta;
  • Mordida cruzada, quando os dentes superiores ficam mais recuados e os inferiores mais para a frente na mordida;
  • Apinhamento, quando não há espaço no arco dental para todos os dentes, fazendo com que se posicionem uns sobre os outros;
  • Sobremordida, quando os dentes superiores cobrem os inferiores mais do que o necessário.

Todas essas condições podem ser causadas pela respiração bucal. Se você apresenta algum desses problemas, é importante corrigir sua respiração, para que a questão seja resolvida de forma definitiva.

Como tratar a Síndrome de Respiração Bucal?

Se você se identificou com os sintomas e acredita que está praticando a respiração bucal, deve estar se perguntando qual é o melhor tratamento para essa condição. Afinal, não é nada confortável sentir dores, cansaço ou falta de ar.

Para reverter essa condição e começar a respirar da forma correta, é preciso mudar seus hábitos. Uma parte importante desse processo é a reeducação dos seus músculos bucais, para que se posicionem e se movam da forma correta, permitindo que você deixe de respirar pela boca.

A Odontologia Miofuncional é o ramo da Odontologia que foca em estudar e corrigir a musculatura bucal. Seu objetivo é entender como os músculos estão causando essas condições e como treiná-los e desenvolvê-los para que estejam na posição correta.

Na Odontologia Miofuncional, os resultados não são obtidos apenas usando aparelhos bucais; você também precisará trabalhar na mudança de hábitos, fazendo alguns exercícios diários para treinar os músculos da região. 

Os aparelhos bucais, bem como os exercícios e técnicas, são pensados para estimular seus músculos a se posicionarem e a se moverem da maneira correta. Aos poucos, sua musculatura facial se acostumará a essa nova realidade, acabando com a respiração bucal e, portanto, com suas consequências. Você voltará a respirar pelo nariz e poderá dar adeus às dores de cabeça, ao ronco, ao cansaço e aos demais sintomas.

O Sistema Myobrace® é conhecido mundialmente por seu papel na Odontologia Miofuncional. Esse sistema inclui tanto os aparelhos bucais quanto os exercícios para estímulo do desenvolvimento e correção de maus hábitos. 

Quando falamos em aparelho bucal, você pode logo imaginar estruturas de ferro que são coladas aos dentes e machucam as gengivas e bochechas. Os aparelhos Myobrace® são produzidos em silicone médico macio e flexível, garantindo mais conforto durante o uso, não sendo fixos.

Além disso, os aparelhos são utilizados por apenas uma ou duas horas durante o dia e à noite enquanto você dorme. Os exercícios diários são bastante simples e logo são incorporados à sua rotina, tornando-se hábitos. 

No início, você irá utilizar um tipo de aparelho bucal para iniciar a correção dos maus hábitos. Ao longo do tratamento você poderá trocar de aparelho uma ou duas vezes, à medida que você atinja os resultados esperados e sua musculatura mude, para atender às novas necessidades. 

O diferencial do Sistema Myobrace® é o tratamento do problema em sua origem. Você não estará apenas corrigindo um fator isolado, mas posicionando e habituando seus músculos da forma correta. 

Os tratamentos ortodônticos tradicionais corrigem apenas a posição dos dentes, sem trabalhar especificamente a respiração bucal e as outras causas de dentes desalinhados. Em muitos casos, a respiração bucal continua existindo e os problemas que levaram ao uso do aparelho ressurgem. 

O objetivo do Sistema Myobrace® é acabar com a respiração bucal e, como consequência, eliminar os problemas causados por ela. Isso garante resultados duradouros, que permanecem mesmo quando você deixar de usar o aparelho bucal. 

Ele é a escolha ideal para acabar com a Síndrome da Respiração Bucal de forma definitiva, fazendo com que os músculos funcionem corretamente e corrigindo os maus hábitos miofuncionais. 

Se você pratica a respiração bucal e deseja deixar esse problema para trás, clique aqui e encontre o Especialista Myobrace® mais perto de você. 

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos