Você tem bruxismo? Conheça as consequências e tratamentos

Você tem bruxismo? Conheça as consequências e tratamentos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
bruxismo, bruxismo noturno tratamento, bruxismo ansiedade, reeducação da musculatura facial, maus hábitos miofuncionais, respiração nasal, bruxismo noturno tratamento, bruxismo noturno infantil, bruxismo noturno sintomas, bruxismo tratamento, bruxismo sintomas, zumbido no ouvido, dor no ouvido, Sistema Myobrace®, Odontologia Miofuncional

Acordar com muita dor no rosto e gengiva é algo constante para você? Se sim, então saiba que você pode ser um dos 84 milhões de brasileiros com bruxismo — e é importante buscar um tratamento logo.

Esse Distúrbio pode ter muitas origens e está ligado ao estresse, mas também, e principalmente, à maneira como você respira. Isso mesmo: pode parecer que não há ligação, mas o jeito com que você respira pode ser o vilão que explica o seu bruxismo.

Se você já notou os sintomas do bruxismo na sua vida e quer parar de ranger os dentes involuntariamente, é importante achar um tratamento adequado. Quer conhecer as opções? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Quais as consequências do bruxismo?

O bruxismo é um Distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar involuntário dos dentes, ou seja, a pessoa faz os movimentos com a boca sem querer e, na maior parte dos casos, sem perceber.

Se a causa do bruxismo (falaremos sobre as duas possibilidades mais comuns a seguir) não for tratada, então há a possibilidade de que o Distúrbio traga consequências negativas para a saúde do paciente.

Quem sofre mais diretamente com o bruxismo são os dentes, pois ocorre um desgaste, o que os torna mais sensíveis. Assim, a pessoa sente mais dor ao comer ou ao escovar os dentes durante o dia.

Em alguns casos mais graves, os dentes podem se desgastar tanto a ponto de parecer que foram “lixados”. Além de mais sensíveis, os dentes ficam menores e frágeis.

Além dos dentes, quem também passa a doer mais são os músculos do rosto. Não é raro uma pessoa que tenha bruxismo acordar de manhã com dores de cabeça, na maçã do rosto e gengiva.

Isso acontece porque o ranger dos dentes do bruxismo faz a musculatura orofacial ter de trabalhar em excesso (e com movimentos inadequados), além de ter de absorver todo esse choque entre os dentes. Portanto, é claro que os músculos ficam doloridos e inflamados.

Para completar, esse trabalho excessivo dos músculos é um dos fatores para o desenvolvimento das Disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular). Tanto o constante movimento de ranger os dentes, quanto a inflamação dos músculos orofaciais, podem causar danos à ATM e desenvolver o bruxismo para um problema maior.

Quais são as opções de tratamento do bruxismo?

Não existe um tratamento que garanta uma cura 100% eficaz para esse Distúrbio. Por se tratar de uma parafunção (ou seja, um movimento involuntário) é algo que pode acontecer sempre que as condições para isso forem reunidas.

Apesar de não ser a mesma coisa, pense em como o ser humano saliva quando está com fome e sente o cheiro de uma comida muito gostosa. É um movimento involuntário. Mesmo que ele almoce ou jante, a mesma coisa pode acontecer de novo em outro dia.

Com o bruxismo, é mais ou menos a mesma coisa. No entanto, quando uma pessoa tem episódios de ranger os dentes frequentemente (uma, duas, três ou mais vezes por semana, por exemplo), então é sinal de que há algo errado que está ativando essa resposta do corpo muitas vezes.

Nesse caso, existem algumas soluções que podem ajudar a pessoa com bruxismo. Vejamos quais a seguir!

Placas dentais para bruxismo

As placas dentais (também chamadas de placas miorrelaxantes ou placas de mordida) são equipamentos usados pelo paciente com bruxismo durante a noite. O objetivo é proteger os dentes: assim, mesmo que um episódio ocorra durante o sono, eles não vão se desgastar.

Existem placas rígidas, feitas de acrílico, resina ou acetato, e as placas mais flexíveis, feitas em silicone. A placa ideal para cada caso é indicada por um cirurgião-dentista, que avalia o quadro individual de cada paciente para descobrir o melhor modelo.

A parte ruim das placas dentais é que, apesar de úteis na proteção dos dentes, não evitam outros problemas do bruxismo, como os danos musculares e potencial Disfunção da ATM. Além disso, não atuam na causa do problema: a pessoa continua com o Distúrbio, só está com os dentes protegidos.

Tratamento contra estresse

Uma das possíveis causas do bruxismo é o estresse. Quando o corpo tem altos níveis de estresse no organismo, produz mais adrenalina, o que gera mais energia. Esse excesso energético precisa ser liberado de alguma forma e a resposta costuma ser o ranger dos dentes.

(Sabe quando um personagem em um filme range os dentes de raiva ou fecha a mão bem apertado? É o mesmo mecanismo!).

Nesse caso, a solução para o problema é reduzir o nível de estresse da pessoa. Existem muitos tratamentos e atividades que podem ser utilizadas para esse fim, como:

  • Yoga;
  • Exercícios de respiração;
  • Terapia e análise;
  • Levar uma rotina menos exaustiva;
  • Praticar exercícios físicos frequentemente. 

Tratamentos contra a respiração bucal

Quando o bruxismo não é causado por estresse, então a origem mais provável é a respiração bucal. Quem respira pela boca está sujeito ao desenvolvimento de muitos Distúrbios Respiratórios do Sono, como o ronco, a apneia e, claro, o bruxismo.

A explicação é simples: para manter o fluxo respiratório constante, o respirador bucal precisa ficar com a boca sempre aberta. Dormir assim, no entanto, deixa a boca bem ressecada (o que é o cenário ideal para desenvolver cáries, aliás).

Quando a boca está ressecada, o corpo simula uma “mastigação” para produzir saliva. Essa resposta é o ranger de dentes do bruxismo.

Por isso, tratamentos que atuem na correção desse mau hábito miofuncional podem acabar com ou reduzir os episódios de bruxismo.

Como o Sistema Myobrace® ajuda a tratar o bruxismo?

O Sistema Myobrace® (mais especificamente a sua Linha Myosa®) conta com uma combinação de aparelhos e exercícios miofuncionais focados justamente na correção de maus hábitos miofuncionais como a respiração bucal.

Essa tecnologia australiana é usada no mundo inteiro há mais de 20 anos e já ajudou milhões de pessoas de todas as idades a corrigirem maus hábitos miofuncionais e, assim, obterem mais qualidade de vida.

No tratamento do bruxismo, a Linha Myosa® do Sistema Myobrace® consiste no uso de aparelhos miofuncionais por 1 hora durante o dia, além de quando a pessoa estiver dormindo. Além disso, ela deve realizar todos os dias uma série de exercícios miofuncionais passados pelo cirurgião-dentista que conduz o tratamento.

Em combinação, os exercícios e aparelhos corrigem a respiração bucal do paciente. Assim, ele não precisa mais dormir de boca aberta, não fica com a boca ressecada e, portanto, não ativa a resposta automática do corpo que gera o ranger dos dentes.

Pronto! Agora que você já entendeu como o bruxismo é grave e quais são as opções de tratamento, não pode negligenciar esse Distúrbio em você. Portanto, é hora de encontrar um cirurgião-dentista que possa oferecer um tratamento adequado.Quer iniciar o tratamento para bruxismo? Então encontre um Especialista Myobrace® próximo de você agora mesmo!

bruxismo, bruxismo noturno tratamento, bruxismo ansiedade, reeducação da musculatura facial, maus hábitos miofuncionais, respiração nasal, bruxismo noturno tratamento, bruxismo noturno infantil, bruxismo noturno sintomas, bruxismo tratamento, bruxismo sintomas, zumbido no ouvido, dor no ouvido, Sistema Myobrace®, Odontologia Miofuncional

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos

Subir