Acordar com muita dor no rosto e gengiva é algo constante para você? Se sim, então saiba que você pode ser um dos 84 milhões de brasileiros com bruxismo — e é importante buscar um tratamento logo.
Esse Distúrbio pode ter muitas origens e está ligado ao estresse, mas também, e principalmente, à maneira como você respira. Isso mesmo: pode parecer que não há ligação, mas o jeito com que você respira pode ser o vilão que explica o seu bruxismo.
Se você já notou os sintomas do bruxismo na sua vida e quer parar de ranger os dentes involuntariamente, é importante achar um tratamento adequado. Quer conhecer as opções? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
Quais as consequências do bruxismo?
O bruxismo é um Distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar involuntário dos dentes, ou seja, a pessoa faz os movimentos com a boca sem querer e, na maior parte dos casos, sem perceber.
Se a causa do bruxismo (falaremos sobre as duas possibilidades mais comuns a seguir) não for tratada, então há a possibilidade de que o Distúrbio traga consequências negativas para a saúde do paciente.
Quem sofre mais diretamente com o bruxismo são os dentes, pois ocorre um desgaste, o que os torna mais sensíveis. Assim, a pessoa sente mais dor ao comer ou ao escovar os dentes durante o dia.
Em alguns casos mais graves, os dentes podem se desgastar tanto a ponto de parecer que foram “lixados”. Além de mais sensíveis, os dentes ficam menores e frágeis.
Além dos dentes, quem também passa a doer mais são os músculos do rosto. Não é raro uma pessoa que tenha bruxismo acordar de manhã com dores de cabeça, na maçã do rosto e gengiva.
Isso acontece porque o ranger dos dentes do bruxismo faz a musculatura orofacial ter de trabalhar em excesso (e com movimentos inadequados), além de ter de absorver todo esse choque entre os dentes. Portanto, é claro que os músculos ficam doloridos e inflamados.
Para completar, esse trabalho excessivo dos músculos é um dos fatores para o desenvolvimento das Disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular). Tanto o constante movimento de ranger os dentes, quanto a inflamação dos músculos orofaciais, podem causar danos à ATM e desenvolver o bruxismo para um problema maior.
Quais são as opções de tratamento do bruxismo?
Não existe um tratamento que garanta uma cura 100% eficaz para esse Distúrbio. Por se tratar de uma parafunção (ou seja, um movimento involuntário) é algo que pode acontecer sempre que as condições para isso forem reunidas.
Apesar de não ser a mesma coisa, pense em como o ser humano saliva quando está com fome e sente o cheiro de uma comida muito gostosa. É um movimento involuntário. Mesmo que ele almoce ou jante, a mesma coisa pode acontecer de novo em outro dia.
Com o bruxismo, é mais ou menos a mesma coisa. No entanto, quando uma pessoa tem episódios de ranger os dentes frequentemente (uma, duas, três ou mais vezes por semana, por exemplo), então é sinal de que há algo errado que está ativando essa resposta do corpo muitas vezes.
Nesse caso, existem algumas soluções que podem ajudar a pessoa com bruxismo. Vejamos quais a seguir!
Placas dentais para bruxismo
As placas dentais (também chamadas de placas miorrelaxantes ou placas de mordida) são equipamentos usados pelo paciente com bruxismo durante a noite. O objetivo é proteger os dentes: assim, mesmo que um episódio ocorra durante o sono, eles não vão se desgastar.
Existem placas rígidas, feitas de acrílico, resina ou acetato, e as placas mais flexíveis, feitas em silicone. A placa ideal para cada caso é indicada por um cirurgião-dentista, que avalia o quadro individual de cada paciente para descobrir o melhor modelo.
A parte ruim das placas dentais é que, apesar de úteis na proteção dos dentes, não evitam outros problemas do bruxismo, como os danos musculares e potencial Disfunção da ATM. Além disso, não atuam na causa do problema: a pessoa continua com o Distúrbio, só está com os dentes protegidos.
Tratamento contra estresse
Uma das possíveis causas do bruxismo é o estresse. Quando o corpo tem altos níveis de estresse no organismo, produz mais adrenalina, o que gera mais energia. Esse excesso energético precisa ser liberado de alguma forma e a resposta costuma ser o ranger dos dentes.
(Sabe quando um personagem em um filme range os dentes de raiva ou fecha a mão bem apertado? É o mesmo mecanismo!).
Nesse caso, a solução para o problema é reduzir o nível de estresse da pessoa. Existem muitos tratamentos e atividades que podem ser utilizadas para esse fim, como:
- Yoga;
- Exercícios de respiração;
- Terapia e análise;
- Levar uma rotina menos exaustiva;
- Praticar exercícios físicos frequentemente.
Tratamentos contra a respiração bucal
Quando o bruxismo não é causado por estresse, então a origem mais provável é a respiração bucal. Quem respira pela boca está sujeito ao desenvolvimento de muitos Distúrbios Respiratórios do Sono, como o ronco, a apneia e, claro, o bruxismo.
A explicação é simples: para manter o fluxo respiratório constante, o respirador bucal precisa ficar com a boca sempre aberta. Dormir assim, no entanto, deixa a boca bem ressecada (o que é o cenário ideal para desenvolver cáries, aliás).
Quando a boca está ressecada, o corpo simula uma “mastigação” para produzir saliva. Essa resposta é o ranger de dentes do bruxismo.
Por isso, tratamentos que atuem na correção desse mau hábito miofuncional podem acabar com ou reduzir os episódios de bruxismo.
Como o Sistema Myobrace® ajuda a tratar o bruxismo?
O Sistema Myobrace® (mais especificamente a sua Linha Myosa®) conta com uma combinação de aparelhos e exercícios miofuncionais focados justamente na correção de maus hábitos miofuncionais como a respiração bucal.
Essa tecnologia australiana é usada no mundo inteiro há mais de 20 anos e já ajudou milhões de pessoas de todas as idades a corrigirem maus hábitos miofuncionais e, assim, obterem mais qualidade de vida.
No tratamento do bruxismo, a Linha Myosa® do Sistema Myobrace® consiste no uso de aparelhos miofuncionais por 1 hora durante o dia, além de quando a pessoa estiver dormindo. Além disso, ela deve realizar todos os dias uma série de exercícios miofuncionais passados pelo cirurgião-dentista que conduz o tratamento.
Em combinação, os exercícios e aparelhos corrigem a respiração bucal do paciente. Assim, ele não precisa mais dormir de boca aberta, não fica com a boca ressecada e, portanto, não ativa a resposta automática do corpo que gera o ranger dos dentes.
Pronto! Agora que você já entendeu como o bruxismo é grave e quais são as opções de tratamento, não pode negligenciar esse Distúrbio em você. Portanto, é hora de encontrar um cirurgião-dentista que possa oferecer um tratamento adequado.Quer iniciar o tratamento para bruxismo? Então encontre um Especialista Myobrace® próximo de você agora mesmo!