Como saber se seu filho precisa de aparelho ortodôntico?

Como saber se seu filho precisa de aparelho ortodôntico?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
apneia, sono, apneia do sono

Você já se perguntou, alguma vez, se seu filho precisa de aparelho ortodôntico

Muitas pessoas acreditam que as crianças, principalmente aquelas com dentes de leite, não precisam corrigir os problemas relacionados à dentição — afinal, os dentes vão cair em breve, certo?

Mas esse pensamento está incorreto e, ao evitar o tratamento agora, a situação pode se agravar e levar a consequências maiores no futuro!

Para descobrir se seu filho precisa ou não usar aparelho ortodôntico, prossiga na leitura deste artigo!

Motivos para o uso do aparelho ortodôntico 

Os motivos para usar aparelho ortodôntico vão muito além da questão estética. Não se trata só de alinhar os dentes, mas de garantir que o arco dentário e todos os músculos da face estão trabalhando de forma correta. Isso garante que a criança se desenvolva de forma mais saudável.

Estar com os dentes desalinhados pode trazer muitas consequências, como:

  1. Atrapalhar a escovação;
  2. Impedir ou interferir no uso de fio dental;
  3. Interferir na mastigação;
  4. Deixar a criança insegura e atrapalhar sua vida social;
  5. Levar ao surgimento de cáries e tártaro por falta de higiene adequada;
  6. Causar dores de cabeça; 
  7. Aparecimento de gengivite;
  8. Dificuldade para dormir;
  9. Respiração bucal;
  10. Dificuldade de concentração na escola.

Os dentes desalinhados são um sinal de que os músculos do seu filho não tiveram o desenvolvimento correto. Quando o arco dentário não se formou como deveria, os dentes não conseguem se posicionar da forma certa e podem ficar tortos, uns por cima dos outros, muito espaçados, etc.

Esses problemas nos músculos, que levam ao desalinhamento dos dentes, podem ser causados por maus hábitos que a criança mantém, como o uso de chupeta, respirar pela boca ou forçar demais a musculatura durante a alimentação.

Sinais de que seu filho precisa usar aparelho ortodôntico

Além dos dentes desalinhados, há outros sinais que indicam que seu filho pode precisar de um aparelho ortodôntico. São eles:

  1. Dificuldade para respirar;
  2. Engasgos frequentes;
  3. Mastigar pouco;
  4. Ter dificuldade para comer alimentos sólidos;
  5. Ronco;
  6. Babar muito enquanto dorme;
  7. Ranger os dentes à noite (bruxismo);
  8. Enurese noturna (xixi na cama);
  9. Maxilar muito recuado ou muito adiantado;
  10. Mau hálito.

Todos esses sinais podem indicar que seu filho não está tendo o desenvolvimento correto dos músculos da face. Quando isso ocorre, surgem problemas de respiração, o que causa um ou vários dos sintomas listados acima. 

Além da respiração, o desenvolvimento incompleto ou incorreto dos músculos leva a mudanças no formato da face da criança — afinal, a estrutura não está posicionada como deveria. Ela pode não estar com os dentes desalinhados agora, mas esses problemas musculares certamente levarão ao desalinhamento no futuro.

aparelho ortodôntico, dentes desalinhados, ortodontico

Acho que meu filho precisa de aparelho ortodôntico! E agora?

Se o seu filho apresenta dentes desalinhados, ou os sintomas listados acima, é importante procurar um cirurgião dentista. Ele irá analisar a situação para definir se será preciso usar aparelho.

O cirurgião dentista também irá explicar tudo sobre o aparelho, para que você entenda quais são os tipos  disponíveis e qual será o efeito de cada um deles. 

É importante que você saiba que existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada um deles com formato, função e uso próprios. Quando você busca um cirurgião dentista especializado em ortodontia, a tendência é que ele te recomende o uso de um aparelho ortodôntico tradicional. 

Esse é o tipo de aparelho que todos nós conhecemos: peças de metal (chamadas de bráquetes) coladas nos dentes e ligadas por um fio de metal. A pressão exercida por essas peças faz com que os dentes se movam gradualmente.

Por serem o tipo mais comum, são a opção escolhida por muitas pessoas. O que muitos não sabem é que existem outros tipos de aparelhos que tratam o problema de formas diferentes!

O aparelho tradicional tem algumas desvantagens. Ele trata apenas a posição dos dentes, alinhando-os. Mas, como vimos anteriormente, o que causa o desalinhamento são os maus hábitos orais e a falta de tônus na musculatura da face, quando essa estas questões não são corrigidas, a tendência é que os dentes voltem a se desalinhar após a retirada do aparelho.

Também é comum que a raiz dos dentes seja prejudicada pelo uso do aparelho tradicional. As raízes precisam ser firmes para manter os dentes presos em seu lugar; quando você exerce força sobre elas, obrigando-as a se mover, o corpo pode absorver partes da raiz para permitir esse movimento. 

Por se tratar de peças de ferro, é comum que elas causem lesões na língua, bochechas e gengivas das crianças. Sua colocação pode ser um pouco dolorida e, muitas vezes, é preciso exercer mais força para mover os dentes, o que também causa dor. Portanto, as crianças podem sentir bastante desconforto, além de existir uma dificuldade para escovar os dentes corretamente entre os bráquetes e fios. 

Você deve estar se perguntando “afinal, qual outro tipo de aparelho meu filho pode usar?”. Continue a leitura, pois temos a resposta!

Qual é a alternativa ao aparelho ortodôntico tradicional?

Uma das alternativas ao aparelho ortodôntico tradicional é o Sistema Myobrace®. Esse sistema está consolidado no Brasil há 20 anos e tem se tornado bastante popular em todo o mundo por apresentar ótimos resultados.

O Sistema Myobrace® foi criado na Austrália com base na Odontologia Miofuncional. Diferente da ortodontia, esse ramo da odontologia é focado em analisar toda a musculatura facial e compreender como o desenvolvimento dos músculos interfere na saúde da criança. 

O objetivo do Sistema Myobrace® não é apenas tratar a questão estética, mas acabar com os outros desconfortos relacionados aos problemas musculares. A ideia é corrigir os maus hábitos orais que levam ao desenvolvimento incorreto dos arcos dentários — como uso de chupeta, respirar pela boca, etc. 

Assim, seu filho se livrará de todos os sintomas que citamos acima, como respirar pela boca, dificuldade para mastigar, gengivite e bruxismo. Ele poderá voltar a se alimentar, falar e socializar sem sentir incômodos e desconfortos. 

Um outro ponto positivo é que, quando a musculatura da criança está na posição correta, ela pode voltar a respirar pelo nariz sem sentir desconforto. Isso permite que ela tenha um sono de qualidade e, portanto, tenha menos problemas de atenção e de memória. 

Corrigindo essas questões agora, ele poderá crescer de forma mais saudável, evitando o surgimento de outras disfunções no futuro. É comum que adultos que tiveram o desenvolvimento comprometido ou mantiveram maus hábitos sofram de bruxismo, infecções respiratórias e de apneia do sono.

O diferencial do Sistema Myobrace® é o uso de um aparelho que causa pouco desconforto para a criança. Ele é produzido em silicone médico flexível e está disponível nos tamanhos P, M e G, para se encaixar corretamente no tamanho do arco. 

Esse aparelho só precisa ser usado por cerca de 1 a 2h por dia e durante toda a noite enquanto a criança dorme. Ela pode usá-lo enquanto brinca ou lê, por exemplo, com pouquíssimo desconforto.

Além do aparelho, o Sistema Myobrace® faz uso de alguns exercícios diários, que serão ensinados pelo cirurgião dentista especializado em odontologia miofuncional. Esses exercícios servem para reeducar a musculatura facial da criança e eliminar os maus hábitos miofuncionais.

Ao trabalhar no desenvolvimento dos músculos, o problema é solucionado de forma permanente, tudo isso com alta adesão da criança devido ao conforto e à simplicidade dos exercícios. 

Há opções para crianças de todas as idades, com tratamento adaptado para cada fase da dentição.

O Sistema Myobrace® for Juniors é indicado para crianças que ainda têm dentes de leite. Para crianças com dentição mista, que estão fazendo a troca dos dentes, é usado o Sistema Myobrace® for Kids. Para os que já estão com a dentição permanente, é indicado o Sistema Myobrace® for Teens (para adolescentes).

Todos os aparelhos intra orais e exercícios do Sistema Myobrace® são pensados conforme a fase de dentição e os problemas apresentados pela criança ou adolescente. Conforme o tratamento avança e a musculatura muda, o aparelho pode ser trocado por 2 ou 3 vezes para se adaptar às novas necessidades.

Se você acha que seu filho precisa de aparelho ortodôntico e quer conhecer o Sistema Myobrace®, entre em contato conosco! 

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos