Acordar com dor de cabeça não é algo muito raro hoje em dia. Para se ter ideia, só no Brasil, cerca de 140 milhões de pessoas têm dores de cabeça frequentemente e 30 milhões sofrem de enxaqueca.
Uma das explicações para isso é o fato de a dor de cabeça ser um dos sintomas mais comuns que o nosso corpo sente. Isso mesmo: são diversos tipos de dores de cabeças que, na prática, significam diferentes coisas.
No entanto, o que está por trás do fato de acordar com dor de cabeça? E, mais importante: como passar a dor de cabeça de manhã? Quer entender o que pode estar por trás das suas dores matinais? Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!
5 potenciais causas para acordar com dor de cabeça:
1. Desidratação
Você provavelmente já sabe que o nosso corpo precisa de muita água para funcionar bem, não é mesmo? Apesar daquela história dos 8 copos de água ser um mito (nós conseguimos a maior parte dos líquidos que precisamos pela nossa alimentação), o fato é que ainda assim é importante beber água com frequência todos os dias.
A desidratação pode trazer muitos danos para a nossa saúde, como:
- Boca seca;
- Vertigem;
- Confusão e tontura ao levantar;
- Maiores chances de doenças renais;
- Convulsões;
- Consequências mais extremas, como risco de coma e até de morte.
Além disso tudo, a desidratação também pode ser a explicação para as dores de cabeça matinais. Como? É simples: quando o nosso organismo não está hidratado o suficiente, os vasos sanguíneos da cabeça se contraem, de modo a manter os níveis de líquidos no corpo em equilíbrio (sem que fiquemos com um fluxo de líquido maior em uma parte e não na outra, por exemplo). Essa contração dificulta o transporte de oxigênio para o cérebro e, assim, causa dor de cabeça.
Como parar a dor de cabeça por desidratação? A solução é se hidratar, claro. No entanto, a reidratação de forma inadequada também pode trazer consequências sérias. Portanto, o mais indicado é procurar um médico para que ele diagnostique a desidratação e receite um tratamento.
2. Álcool e remédios
Acordar com dor de cabeça pode ser resultado do consumo de álcool em excesso no dia anterior (aliás, esse é um dos sintomas mais comuns da ressaca). Além do consumo de álcool, tomar alguns medicamentos específicos também pode ter como efeito colateral a cefaleia matinal — especialmente se o remédio for ingerido de noite (portanto, vale a pena ler a bula para saber se há esse risco ou não).
Normalmente, a explicação para a dor de cabeça da ressaca tem a ver com a desidratação (que mencionamos no item anterior). O que acontece é que o nosso corpo, quando intoxicado, começa a trabalhar dobrado para limpar o álcool do sangue.
Por consequência, os rins se sobrecarregam e produzem muita urina — que eventualmente é eliminada. Isso reduz o nível de hidratação do corpo, o que causa aquele efeito da contração dos vasos sanguíneos, que explicamos antes.
O mesmo efeito pode acontecer com o consumo de alguns remédios. Como o corpo tenta processar a substância, a desidratação pode ocorrer. Além disso, alguns medicamentos podem gerar essa contração dos vasos sanguíneos normalmente. Isso sem falar, claro, em outros efeitos colaterais diversos.
Como parar a dor de cabeça por álcool/medicamentos? Se você tomou uma cerveja ou duas a mais na noite anterior, a solução para diminuir a dor de cabeça é beber água no dia seguinte e tomar um analgésico. Já se a sua dor de cabeça vem do efeito colateral de um medicamento, o ideal é identificar o remédio e falar com o médico que o receitou sobre esse efeito colateral.
3. Colchão e travesseiro inadequado
Às vezes, a causa das dores de cabeça está dentro do nosso corpo. No entanto, em outros casos, o problema não é interno, mas sim externo. Por exemplo, será que você não está dormindo com um colchão ou um travesseiro inadequados?
Quando dormimos, ficamos aproximadamente 8 horas numa mesma posição — apesar de algumas variações leves, claro. Isso significa que a posição em que estamos pode causar dores no nosso corpo, especialmente na cabeça, se for inadequada.
Portanto, quando não usamos um travesseiro que seja do tamanho certo e com a densidade adequada, bem como um colchão que seja feito para o nosso peso, colocamos o nosso corpo na posição errada ao dormir. As consequências, claro, são tensões musculares no pescoço, cabeça e em outras partes do corpo.
Como parar a dor de cabeça causada pelo travesseiro inadequado? A solução é comprar um travesseiro ou um colchão que sejam adequados para o seu corpo e peso, mantendo a densidade adequada para você. Um profissional da área pode ajudar a entender quais os itens recomendados para seu corpo.
4. Falta de sono
Não conseguir dormir durante a noite, dormir poucas horas ou ter uma qualidade de sono ruim pode causar vários problemas ao acordar, como sonolência durante o dia e dores de cabeça.
Dentre os principais causadores de uma noite de sono mal-dormida estão, claro, os Distúrbios Respiratórios do Sono, como o Ronco e a Apneia do Sono. Juntos, eles podem acabar com a qualidade do seu sono, fazendo com que você não descanse e que acorde com dor de cabeça no dia seguinte.
Como parar a dor de cabeça causada pela falta de sono? O ideal é identificar qual distúrbio do sono impede que você descanse durante a noite e começar um tratamento que atue diretamente na causa desse problema.
5. Bruxismo
O Bruxismo também pode ser considerado um Distúrbio Respiratório do Sono, mas ganha uma categoria própria aqui. Afinal, além de causar dores de cabeça por causa da falta de sono de qualidade, ele também pode gerar outros tipos de dores musculares.
O constante ranger dos dentes do bruxismo pode causar o seu desgaste, mas também tensionar a musculatura orofacial e, em casos mais extremos, levar ao desenvolvimento de uma DTM. Todos esses fatores podem causar dores de cabeça de manhã.
Como parar a dor de cabeça causada pelo bruxismo? É necessário identificar a causa do Bruxismo. Em muitos casos, ele acontece por causa de maus hábitos miofuncionais, os mesmos que dão origens a outros distúrbios respiratórios do sono. Além de tratar esses hábitos, é vital que você proteja os dentes durante a noite.
Agora que você já viu as possíveis causas para acordar com dor de cabeça, percebeu que os Distúrbios Respiratórios do Sono são fatores significativos que podem causar as dores pela manhã. Portanto, saber como tratar essas desordens é vital para você não acordar mais sentindo dor.
Não perca mais tempo: baixe agora mesmo o nosso eBook gratuito “Distúrbios Respiratórios do Sono: Quais as consequências e como tratá-los”!









