Por que acordo frequentemente com dor de cabeça?

Por que acordo frequentemente com dor de cabeça?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
dor de cabeça, dor de cabeça ao acordar, sono, insônia, dores de cabeça matinais, dores de cabeça ao acordar, bruxismo, apneia do sono, o que causa dor de cabeça, dor de cabeça frontal, dor de cabeça: tipos, dor de cabeça lado esquerdo, dor de cabeça temporal, dor de cabeça latejante, odontologia miofuncional, sistema myobrace

Ter dor de cabeça ao acordar é algo que acontece com frequência, mas não é necessariamente “normal”. Ou seja, é sinal de que pode haver alguma coisa errada, ainda que seja algo simples.

Se acontece uma vez ou outra, é indicativo de algo pontual. No entanto, ter dores de cabeça matinais frequentes pode sinalizar um problema mais sério, constante e que pode passar despercebido em muitos casos.

Se você é um dos 140 milhões de brasileiros que sofrem de dor de cabeça constantemente, vale a pena descobrir as principais causas para essa situação e procurar um tratamento.

Quer saber os 5 principais motivos para acordar frequentemente com dor de cabeça? Siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

1. Insônia é uma das causas para ter dor de cabeça ao acordar

Você tem dificuldades para dormir? Fica deitado na cama, virando de um lado para o outro, sem pegar no sono? Costuma adormecer lá para as 3h, 4h da manhã, mesmo tendo de acordar às 7h? Se sim, então pode ser essa a explicação para as suas dores de cabeça matinais.

A insônia é uma das possíveis explicações para quem acorda com a cabeça doendo frequentemente. Afinal, a falta de um sono restaurador, com o número de horas adequado, pode ser um gatilho para ativar dores de cabeça.

Um estudo da Missouri State University, publicado em 2011, notou uma ligação entre a ausência do sono REM (com movimentos rápidos dos olhos) com a presença de dores de cabeça mais intensas. O sono REM é aquele mais profundo, em que sonhamos, que acontece em vários intervalos durante o ciclo do sono. Sua função, segundo a literatura científica, é de armazenar memórias, regular o humor e controlar o aprendizado.

Além da ausência do sono REM, o mesmo estudo mostrou que a falta de sono na quantidade adequada aumenta a criação de certas proteínas no corpo que causam dor crônica ao reduzir o “padrão” de dores que podemos sentir, além de ativar enxaquecas.

2. Bruxismo pode causar diferentes tipos de dores de cabeça

Outra possível origem das dores de cabeça matinais que você sente é o bruxismo. Esse distúrbio consiste no ranger dos dentes de forma involuntária durante o sono ou quando a pessoa está acordada.

Os episódios de bruxismo noturno (quando a pessoa está dormindo), são capazes de causar diferentes tipos de dores de cabeça. Por isso, é importante entender as cefaleias e de onde vem a dor para identificar sua possível origem.

Por um lado, o bruxismo pode causar dor de cabeça de manhã pelo mesmo motivo da insônia: a pessoa não consegue dormir direito e, assim, acorda de manhã sem o cérebro estar descansado.

Uma das origens do bruxismo noturno é a respiração bucal. Quando a pessoa dorme respirando pela via oral, sua boca fica seca. Para umedecê-la, o cérebro simula um movimento de mastigação — e daí vem o ranger dos dentes.

Esse movimento pode dificultar o ciclo do sono da pessoa e fazer com que todo aquele problema de dormir pouco aconteça.

Por outro lado, o bruxismo pode causar dores na cabeça, especialmente nos músculos da face. O constante ranger dos dentes trabalha os músculos de maneira excessiva e inadequada, o que pode causar inflamação na musculatura. Assim, a pessoa acorda de manhã com os músculos doendo.

3. Bebidas alcoólicas ou certos medicamentos podem causar dores de cabeça

Não é sempre que acordamos de manhã com dor de cabeça por causa de algum distúrbio ou desordem relacionada ao som. Em alguns casos, a origem da cefaleia está nas substâncias consumidas antes de dormir.

Quando exageramos no álcool no dia anterior, acordamos com ressaca e uma bela dor de cabeça para acompanhar. A explicação disso é a desidratação que a bebida causa no corpo.

Como o organismo não está hidratado o suficiente, os vasos sanguíneos da cabeça se contraem para poder manter os níveis de líquidos do corpo em equilíbrio. Essa contração dificulta o transporte de oxigênio para o cérebro e, assim, causa dor de cabeça.

Além do álcool, alguns medicamentos podem gerar o mesmo problema, causando um excesso de trabalho nos rins, que filtrarão o sangue e produzirão muita urina, tornando o corpo desidratado. Nesse caso, quem toma um desses remédios antes de dormir pode acordar com dor de cabeça. Por isso, é importante ler a bula dos medicamentos com atenção.

4. Um ambiente inadequado para dormir pode explicar as cefaleias

O ambiente onde dormimos afeta diretamente a qualidade do sono. Por exemplo, dormir com uma lâmpada acesa ou com a televisão ligada pode gerar noites inquietas e até mesmo pesadelo. O mesmo vale para a janela aberta, o barulho na rua e muito mais.

Isso significa, também, que dormir com um travesseiro inadequado ou deitar na posição errada pode prejudicar a qualidade do sono e causar dores musculares no pescoço e na cabeça. Assim, você pode acordar com dores matinais.

5. Apneia do Sono pode gerar dores de cabeça matinais

Um último fator que pode explicar a dor de cabeça de manhã é a Apneia do Sono. Esse Distúrbio Respiratório do Sono consiste em repetidas paradas respiratórias quando a pessoa está dormindo. Normalmente, essas paradas acontecem porque a musculatura da garganta e a língua “colapsam” sobre a traqueia e fecham o fluxo respiratório.

A principal causa da Apneia do Sono é a respiração bucal, já que respirar pela boca aumenta a flacidez da musculatura orofacial, o que faz com que ela colapse mais facilmente. Além disso, a língua precisa se adaptar e ficar fora de posição durante a respiração bucal, o que também facilita com que ela colapse durante o sono.

Dessa forma, a pessoa que tem Apneia do Sono tem dificuldades para manter um ciclo do sono saudável, completo e restaurador. Afinal, ela é acordada pelo cérebro constantemente por causa das paradas respiratórias. Isso acontece dezenas de vezes durante a noite. Nos casos mais graves, a pessoa pode ser acordada centenas de vezes.

Além da baixíssima qualidade de sono, outro fator da Apneia que pode causar dores de cabeça matinais é a redução do nível de oxigênio no corpo, isso por causa de uma substância chamada Óxido Nítrico.

Cerca de 60% de todo o Óxido Nítrico do nosso corpo é produzido no nariz, quando fazemos a respiração nasal. Essa molécula executa várias funções em nosso corpo, entre elas o controle do nível de oxigênio no sangue. Assim, a deficiência de Óxido Nítrico no organismo pode causar uma redução de até 20% no nível de oxigênio do corpo.

Portanto, a respiração bucal, que dá origem à Apneia do Sono, também causa uma redução no nível de oxigênio do sangue. Assim, temos o mesmo cenário de uma ressaca: pouco oxigênio vai para o cérebro e a cabeça dói.

Pronto! Agora que você já viu as principais causas para acordar frequentemente com dor de cabeça, é hora de procurar a ajuda correta para diagnosticar o problema e encaminhar você para um tratamento médico.Se você desconfia que a Apneia do Sono pode ser a explicação para as suas dores de cabeça matinais, aprenda agora mesmo qual é o profissional que trata Apneia!

dor de cabeça, dor de cabeça ao acordar, sono, insônia, dores de cabeça matinais, dores de cabeça ao acordar, bruxismo, apneia do sono, o que causa dor de cabeça, dor de cabeça frontal, dor de cabeça: tipos, dor de cabeça lado esquerdo, dor de cabeça temporal, dor de cabeça latejante, odontologia miofuncional, sistema myobrace

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos