Placas de Bruxismo, uso de remédios, terapia psicológica e até mudança de hábitos. Tudo isso é, em maior ou menor grau, por especialistas ou por populares, indicado como opção de tratamento contra o Bruxismo. Mas será que são alternativas válidas para a saúde?
Se você sofre com Bruxismo, saiba que não está sozinho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com esse Distúrbio Respiratório do Sono. Aqui no Brasil, a prevalência é um pouco maior: 40%.
Mesmo com tanta gente com esse distúrbio, não é tão fácil assim conseguir um tratamento eficaz. Se você começou a notar os sintomas do Bruxismo e busca por uma solução, siga a leitura para entender quais são os tipos de tratamento disponíveis e como eles funcionam!
Placas de Bruxismo, remédios, terapia: os tipos de tratamento para Bruxismo
Um ponto importante a ter em mente sobre o Bruxismo é que o ranger dos dentes, especialmente durante a noite, é uma reação natural do corpo. Isso não significa, claro, que não há problemas com os seus episódios. Há sim: as consequências do Bruxismo incluem o desgaste do esmalte dos dentes (e dos dentes em si), aumentando a sua sensibilidade, dores de cabeça e no rosto e Disfunção da ATM, só para citar alguns.
O apertar dos dentes é um mecanismo natural do corpo, independentemente dos tipos de Bruxismo que existem. No caso do Bruxismo Diurno, majoritariamente causado pelo estresse, o ranger acontece para aliviar um excesso de adrenalina dentro do organismo. Já no Bruxismo Noturno, o ranger também pode ser uma reação do cérebro para desbloquear o fluxo de ar na garganta quando dormimos.
Isso pode acontecer porque a musculatura que sustenta a mandíbula nem sempre consegue sustentá-la na posição adequada (especialmente quando cultivamos maus hábitos que enfraquecem os músculos). Assim, durante o sono, a mandíbula pode “cair” sobre a garganta e interromper o fluxo de ar. O cérebro, então, impulsiona a mandíbula para desobstruir a respiração e é esse movimento que causa o ranger de dentes do Bruxismo.
Portanto, não dá para dizer que é possível “curar” o Bruxismo. O que se pode fazer é controlá-lo com opções de tratamento específicos para que os gatilhos que geram o ranger dos dentes não sejam ativados.
Quer saber quais são as atuais opções de tratamento para Bruxismo? Então siga a leitura abaixo!
Placas de Bruxismo
A opção mais comum de tratamento para Bruxismo é o uso de placas dentárias de acrílico, normalmente chamadas de “placas de mordida” ou “placas miorrelaxantes”. O foco desse equipamento não é evitar a ocorrência de episódios de Bruxismo, mas proteger os dentes quando eles acontecerem. Assim, o paciente não sofre com o desgaste do esmalte e dos dentes.
No entanto, é preciso ter em mente que essa é uma medida paliativa. Ela é muito útil e muito importante, mas não atua na causa dos episódios de Bruxismo: apenas controla os seus efeitos nos dentes. Por exemplo, as placas para tratar Bruxismo não evitam danos musculares causados por ranger os dentes (já que isso continua acontecendo), nem previne o desgaste na articulação temporomandibular, o que pode levar a Disfunções na ATM.
Terapia
A terapia pode ser uma maneira de lidar com os aspectos emocionais que ativam os episódios de Bruxismo. Para muitas pessoas, o Bruxismo é causado por excesso de estresse no corpo, tanto em eventos diurnos, quanto noturnos.
Nesse caso, a redução do estresse através de terapia e análise, além de outras ações, como a prática de atividade física, podem ajudar a diminuir a incidência de episódios de Bruxismo.
No entanto, essa é uma opção de tratamento que só faz sentido para os casos em que o Bruxismo é causado por fatores emocionais. Quando os efeitos do Bruxismo acontecem por causa da musculatura orofacial fragilizada (durante a noite), a redução do estresse não pode ajudar.
Medicamentos específicos
Existem certos medicamentos que podem ser usados como tratamento de Bruxismo. Estamos falando de remédios como gabapentina e buspirona, por exemplo. Além desses medicamentos, a aplicação de toxina botulínica também vem sendo usada no tratamento de Bruxismo, bem como de Disfunções da ATM. A toxina botulínica (o popular “botox”) paralisa o músculo e impede que ele seja ativado durante a noite para ranger os dentes.
No entanto, esses remédios só podem ser receitados por médicos especializados. Além disso, contam com potenciais efeitos colaterais e não podem ser usados com muita frequência.
Odontologia Miofuncional
A Odontologia Miofuncional desponta atualmente como a principal opção de tratamento de Bruxismo no mercado. Essa nova filosofia de tratamento foca a sua atuação nas causas de Maloclusões, Desordens da ATM e Distúrbios Respiratórios do Sono, como é o caso do Bruxismo: os maus hábitos miofuncionais.
Determinados hábitos que temos (alguns deles originados na infância) reduzem a tônus da musculatura orofacial. Assim, os músculos não são capazes de sustentar o maxilar durante o sono, quando a musculatura fica naturalmente mais relaxada.
Com a reeducação de hábitos, é possível, em primeiro lugar, deixar de enfraquecer a musculatura e, em segundo lugar, fortalecê-la para que os episódios de Bruxismo não aconteçam. E o melhor: tratando a causa desse distúrbio, sem efeitos colaterais.
Se você quer experimentar a Odontologia Miofuncional para controlar o Bruxismo, deve começar a usar o Sistema Myobrace®. Veja a seguir como ele funciona para entender mais!
Como tratar Bruxismo com o Sistema Myobrace®?
O Sistema Myobrace® é composto pela execução de exercícios miofuncionais e o uso de aparelhos específicos para, em conjunto, ajudar o paciente a desaprender os maus hábitos que causam problemas como Maloclusões, Distúrbios Respiratórios do Sono e Disfunções da ATM.
Além de ajudar a abandonar os maus hábitos que enfraquecem a musculatura, como a respiração bucal, o Sistema Myobrace® também conta com aparelhos que ajudam a proteger os dentes durante o sono. Não se trata de uma placa, mas sim de um aparelho para Bruxismo que também protegerá os dentes durante a noite.
Assim, o Sistema Myobrace® oferece uma opção de tratamento de Bruxismo completo: atua nas causas (os maus hábitos que enfraquecem a musculatura), mas também protege os dentes durante o ranger dos dentes.
Agora que você entendeu quais as opções de como tratar Bruxismo e as características de cada um, incluindo os pontos positivos e os negativos, está mais próximo de encontrar o tratamento adequado para parar de ranger os dentes.
Se você tem sofrido com episódios de Bruxismo, procure um especialista Myobrace® agora mesmo para saber como iniciar o tratamento!









