Bruxismo: quais os tipos de tratamento e como agem

Bruxismo: quais os tipos de tratamento e como agem

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
placas de bruxismo, placas de bruxismo tratamento, tipos de bruxismo, bruxismo tratamento, como tratar bruxismo, placas de bruxismo como agem no tratamento, placas para tratar bruxismo, placa para bruxismo, bruxismo sintomas, aparelho para bruxismo, tratamento para bruxismo, bruxismo dental, sistema myobrace, odontologia miofuncional

Placas de Bruxismo, uso de remédios, terapia psicológica e até mudança de hábitos. Tudo isso é, em maior ou menor grau, por especialistas ou por populares, indicado como opção de tratamento contra o Bruxismo. Mas será que são alternativas válidas para a saúde?

Se você sofre com Bruxismo, saiba que não está sozinho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com esse Distúrbio Respiratório do Sono. Aqui no Brasil, a prevalência é um pouco maior: 40%.

Mesmo com tanta gente com esse distúrbio, não é tão fácil assim conseguir um tratamento eficaz. Se você começou a notar os sintomas do Bruxismo e busca por uma solução, siga a leitura para entender quais são os tipos de tratamento disponíveis e como eles funcionam!

Placas de Bruxismo, remédios, terapia: os tipos de tratamento para Bruxismo

Um ponto importante a ter em mente sobre o Bruxismo é que o ranger dos dentes, especialmente durante a noite, é uma reação natural do corpo. Isso não significa, claro, que não há problemas com os seus episódios. Há sim: as consequências do Bruxismo incluem o desgaste do esmalte dos dentes (e dos dentes em si), aumentando a sua sensibilidade, dores de cabeça e no rosto e Disfunção da ATM, só para citar alguns.

O apertar dos dentes é um mecanismo natural do corpo, independentemente dos tipos de Bruxismo que existem. No caso do Bruxismo Diurno, majoritariamente causado pelo estresse, o ranger acontece para aliviar um excesso de adrenalina dentro do organismo. Já no Bruxismo Noturno, o ranger também pode ser uma reação do cérebro para desbloquear o fluxo de ar na garganta quando dormimos. 

Isso pode acontecer porque a musculatura que sustenta a mandíbula nem sempre consegue sustentá-la na posição adequada (especialmente quando cultivamos maus hábitos que enfraquecem os músculos). Assim, durante o sono, a mandíbula pode “cair” sobre a garganta e interromper o fluxo de ar. O cérebro, então, impulsiona a mandíbula para desobstruir a respiração e é esse movimento que causa o ranger de dentes do Bruxismo.

Portanto, não dá para dizer que é possível “curar” o Bruxismo. O que se pode fazer é controlá-lo com opções de tratamento específicos para que os gatilhos que geram o ranger dos dentes não sejam ativados.

Quer saber quais são as atuais opções de tratamento para Bruxismo? Então siga a leitura abaixo!

Placas de Bruxismo

A opção mais comum de tratamento para Bruxismo é o uso de placas dentárias de acrílico, normalmente chamadas de “placas de mordida” ou “placas miorrelaxantes”. O foco desse equipamento não é evitar a ocorrência de episódios de Bruxismo, mas proteger os dentes quando eles acontecerem. Assim, o paciente não sofre com o desgaste do esmalte e dos dentes.

No entanto, é preciso ter em mente que essa é uma medida paliativa. Ela é muito útil e muito importante, mas não atua na causa dos episódios de Bruxismo: apenas controla os seus efeitos nos dentes. Por exemplo, as placas para tratar Bruxismo não evitam danos musculares causados por ranger os dentes (já que isso continua acontecendo), nem previne o desgaste na articulação temporomandibular, o que pode levar a Disfunções na ATM.

Terapia

A terapia pode ser uma maneira de lidar com os aspectos emocionais que ativam os episódios de Bruxismo. Para muitas pessoas, o Bruxismo é causado por excesso de estresse no corpo, tanto em eventos diurnos, quanto noturnos.

Nesse caso, a redução do estresse através de terapia e análise, além de outras ações, como a prática de atividade física, podem ajudar a diminuir a incidência de episódios de Bruxismo.

No entanto, essa é uma opção de tratamento que só faz sentido para os casos em que o Bruxismo é causado por fatores emocionais. Quando os efeitos do Bruxismo acontecem por causa da musculatura orofacial fragilizada (durante a noite), a redução do estresse não pode ajudar.

Medicamentos específicos

Existem certos medicamentos que podem ser usados como tratamento de Bruxismo. Estamos falando de remédios como gabapentina e buspirona, por exemplo. Além desses medicamentos, a aplicação de toxina botulínica também vem sendo usada no tratamento de Bruxismo, bem como de Disfunções da ATM. A toxina botulínica (o popular “botox”) paralisa o músculo e impede que ele seja ativado durante a noite para ranger os dentes.

No entanto, esses remédios só podem ser receitados por médicos especializados. Além disso, contam com potenciais efeitos colaterais e não podem ser usados com muita frequência.

Odontologia Miofuncional

A Odontologia Miofuncional desponta atualmente como a principal opção de tratamento de Bruxismo no mercado. Essa nova filosofia de tratamento foca a sua atuação nas causas de Maloclusões, Desordens da ATM e Distúrbios Respiratórios do Sono, como é o caso do Bruxismo: os maus hábitos miofuncionais.

Determinados hábitos que temos (alguns deles originados na infância) reduzem a tônus da musculatura orofacial. Assim, os músculos não são capazes de sustentar o maxilar durante o sono, quando a musculatura fica naturalmente mais relaxada.

Com a reeducação de hábitos, é possível, em primeiro lugar, deixar de enfraquecer a musculatura e, em segundo lugar, fortalecê-la para que os episódios de Bruxismo não aconteçam. E o melhor: tratando a causa desse distúrbio, sem efeitos colaterais.

Se você quer experimentar a Odontologia Miofuncional para controlar o Bruxismo, deve começar a usar o Sistema Myobrace®. Veja a seguir como ele funciona para entender mais!

Como tratar Bruxismo com o Sistema Myobrace®?

O Sistema Myobrace® é composto pela execução de exercícios miofuncionais e o uso de aparelhos específicos para, em conjunto, ajudar o paciente a desaprender os maus hábitos que causam problemas como Maloclusões, Distúrbios Respiratórios do Sono e Disfunções da ATM.

Além de ajudar a abandonar os maus hábitos que enfraquecem a musculatura, como a respiração bucal, o Sistema Myobrace® também conta com aparelhos que ajudam a proteger os dentes durante o sono. Não se trata de uma placa, mas sim de um aparelho para Bruxismo que também protegerá os dentes durante a noite.

Assim, o Sistema Myobrace® oferece uma opção de tratamento de Bruxismo completo: atua nas causas (os maus hábitos que enfraquecem a musculatura), mas também protege os dentes durante o ranger dos dentes.

Agora que você entendeu quais as opções de como tratar Bruxismo e as características de cada um, incluindo os pontos positivos e os negativos, está mais próximo de encontrar o tratamento adequado para parar de ranger os dentes.

Se você tem sofrido com episódios de Bruxismo, procure um especialista Myobrace® agora mesmo para saber como iniciar o tratamento!

bruxismo, bruxismo causas, bruxismo tratamento, como tratar bruxismo, opções de tratamento bruxismo, causas do bruxismo, placas de bruxismo, tratamento para bruxismo, bruxismo dentário, bruxismo sintomas, aparelhos para bruxismo, exercícios para bruxismo, sistema myobrace, myobrace, odontologia miofuncional

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos