Apneia do sono: como tratar e prevenir

Apneia do sono: como tratar e prevenir

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
apneia, sono, apneia do sono

Um sono tranquilo é mais que apenas um descanso após um dia corrido e cansativo. Dormir bem é uma necessidade do ser humano, pois, sem esse devido repouso, vemos como resultado os desgastes físico e psicológico e, a longo prazo, inúmeros problemas de saúde.

O que as pessoas não sabem é que é muito comum que deixemos de respirar por alguns segundos durante o sono e, quando isso acontece de maneira esporádica, é possível seguir sem sofrer nenhum dano. Mas, quando essas paradas respiratórias acontecem com frequência notável, é possível que a pessoa tenha a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) — ou simplesmente Apneia do Sono.

Entre os sintomas dessa condição, podemos citar: ronco, respiração ofegante, sensação de sufocamento ao dormir, sono agitado, sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração, dor de cabeça matinal, entre outros.

Além dos mal-estares causados pela Apneia do Sono, este distúrbio também pode causar sérias complicações, por isso é importante saber como prevenir e tratar caso seja diagnosticado. Continue sua leitura para entender melhor sobre como proceder em caso de AOS.

Quais são as complicações causadas pela Apneia do Sono?

A Apneia do Sono é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, causando paradas repetidas da respiração enquanto a pessoa dorme. Isso acontece porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões.

Isso ocorre em função de um bloqueio temporário causado pelo relaxamento dos músculos da garganta e da língua, intimamente ligado ao mau hábito miofuncional da respiração bucal.

Devido a essa obstrução na passagem do ar, ocorrem repetidas quedas no nível de oxigênio do sangue e elevação do gás carbônico. A longo prazo, a apneia obstrutiva do sono aumenta muito o risco de hipertensão, diabetes, depressão, doença arterial coronariana e morte por infarto ou derrame.

Apneia do Sono pode matar

Quando falamos sobre Apneia do Sono, é muito importante ligar o sinal de alerta, pois essa condição é muito perigosa e deve ser tratada com atenção, visto que pode ser mortal.

Além de aumentar a probabilidade de o paciente desenvolver doenças potencialmente letais como as citadas acima, a Apneia do Sono pode levar o paciente à morte súbita por parada cardíaca ou por acidentes de trabalho provocados pela sonolência e cansaço excessivo.

É possível prevenir a Apneia do Sono?

Os fatores de risco desta condição passam pelo excesso de peso, mau desenvolvimento do maxilar e músculos orofaciais com pouco tônus, tabagismo, consumo de álcool em excesso, uso exagerado ou equivocado de sedativos, aumento das amígdalas e adenoides, posição ao dormir e possíveis tumores.

Uma maneira de minimizar os efeitos e até mesmo prevenir a AOS é adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Confira algumas dicas a seguir.

apneia, sono, prevenir, Apneia do Sono

Cuidados durante o sono

Opte por um ambiente escuro e calmo que pode te ajudar a dormir melhor. Antes de dormir, desligue todas as luzes — inclusive a da televisão e do celular — e não fique exposto a nenhum barulho externo.

Evite alimentos estimulantes

Alimentos que estimulam o sistema nervoso central podem lhe atrapalhar na hora de dormir. Portanto, evite chocolates e bebidas com cafeína.

Pratique exercícios físicos

Todos sabemos que atividades físicas proporcionam diversos benefícios para o organismo!

No caso da Apneia do Sono, elas são indicadas pois melhoram a respiração e deixam o corpo mais exausto para uma boa noite de sono. Sugerimos que a atividade física seja realizada na parte da manhã ou em até três horas antes de dormir, de modo a evitar que a adrenalina lhe deixe agitado.

Adote uma alimentação saudável

Optar por refeições mais leves, com frutas e vegetais incluídos no cardápio pode prevenir a Apneia do Sono. Outra dica é incluir alimentos que induzem à produção de melatonina (hormônio do sono), como a cereja, banana, aveia, entre outros.

Evite álcool e cigarro

No caso de quem fuma, é de extrema importância parar com o álcool e cigarro, ou ao menos controlar. Isso porque o álcool interfere no ciclo do sono e no relaxamento excessivo da musculatura da garganta e da língua, transformando-se em um gatilho para o distúrbio. O cigarro, por sua vez, costuma agravar a situação.

Apneia do Sono tem cura?

Infelizmente, ainda não há uma cura para essa condição, todavia, existem tratamentos que podem facilitar a vida de quem sofre com esse distúrbio.

Saiba como tratar a Apneia do Sono

Apesar de não haver cura para a Apneia do Sono, é possível controlar e tratar os Distúrbios Respiratórios do Sono. Uma nova solução muito eficaz é o Sistema Myosa®, da Myobrace®.

A Myobrace ® é uma marca global que existe há mais de 30 anos e está presente em mais de 100 países. Ela se especializou no desenvolvimento de sistemas de aparelhos intraorais projetados para tratar as causas de maloclusões, disfunções de ATM e Distúrbios Respiratórios do Sono.

O tratamento com o Sistema Myosa® é o mais confortável para tratar a Apneia do Sono, pois não há a necessidade de incômodos aparelhos compressores de ar. Trata-se do sistema mais avançado do mundo em Odontologia Miofuncional, uma filosofia de tratamento focada em corrigir maus hábitos miofuncionais que causam esses distúrbios.

Com os aparelhos orais do Sistema Myosa®, é possível posicionar a mandíbula para frente, corrigir a posição da língua e desobstruir as vias respiratórias, proporcionando uma respiração regular durante a noite de sono.

Para ter um tratamento eficaz e simples para Apneia do Sono, clique aqui e agende uma consulta com um especialista da Myobrace® Brasil.

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos