Como o tipo de parto influencia na saúde bucal do seu filho no futuro?

Como o tipo de parto influencia na saúde bucal do seu filho no futuro?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
falta de ar, Myobrace, apneia do sono

O tipo de parto é uma preocupação muito comum para as futuras mamães. Apesar de muitas terem preferência pela cesárea, o fato médico é que o parto normal traz muitas vantagens para a mulher e para o bebê, incluindo para a sua saúde bucal no futuro.

Segundo a OMS, o parto normal é a maneira ideal para o nascimento das crianças, caso não haja nenhuma limitação, condição ou problema com a mãe e/ou o bebê, claro. A organização afirma que o índice ideal de partos feitos via cesárea em um país é de 15%, mas o Brasil ultrapassa (e muito!) essa recomendação. Por aqui, a média é de 55% dos partos feitos via cesárea (o índice é de 40% no SUS e de 84% na rede privada).

Dentre os muitos fatores diferentes que fazem do parto normal o mais indicado quando não há problemas com as mulheres e/ou com os bebês, um deles é que a operação de cesárea pode trazer complicações para a saúde bucal da criança no futuro.

Quer saber como o tipo de parto pode ter tanta influência assim? 

Qual a importância dos bons hábitos Miofuncionais na saúde?

Doenças e síndromes surgem de contextos específicos que aumentam as hipóteses e criaram as condições para elas apareçam. Por isso, certas atitudes são mais nocivas para a nossa saúde, pois estimulam o surgimento de diversos males.

Nesse contexto, existem muitos maus hábitos miofuncionais que, se não tratados, podem com o tempo criar as condições para que certas doenças e síndromes apareçam.

Hábitos miofuncionais são ações específicas envolvendo a musculatura orofacial (face, cabeça, pescoço e cavidade oral). Alguns hábitos são positivos, como a posição correta da língua (na parte superior da boca, com a ponta tocando a papila incisiva e completamente encostada no palato). Já outros são negativos, como usar chupetas quando bebê.

Esses maus hábitos miofuncionais podem causar problemas de saúde específicos. Chupar chupeta, por exemplo, causa mordida aberta, que ocorre quando não há contato entre os dentes inferiores e superiores.  

Entretanto, esses problemas podem evoluir para situações ainda mais graves. Um exemplo é a respiração pela boca, um mau hábito miofuncional muito comum atualmente. Ele é causado quando não desenvolvemos corretamente a musculatura orofacial e da faringe, o que pode resultar em maior flacidez na região.

Essa flacidez leva ao ronco durante a noite e, em muitos casos, à Apneia do Sono, que é a interrupção da respiração ao dormir. Mesmo nos casos mais leves, a Apneia do Sono pode trazer problemas para o dia a dia, como irritabilidade, dificuldade no raciocínio, falta de foco e muito mais.

No entanto, a Apneia do Sono também está relacionada a problemas bem mais graves, como a maior incidência de doenças cardiovasculares (como hipertensão) e diabetes de tipo 2.

tipo de parto, saúde bucal, parto normal, Myobrace

Por que o parto normal é o mais adequado para a saúde bucal da criança?

O tipo de parto, dentre muitas outras coisas, pode ser o início de muitos hábitos positivos ou negativos que levamos durante a vida. Um exemplo claro disso está no desenvolvimento de certos hábitos miofuncionais.

Durante o parto normal, a criança sofre uma ligeira pressão ao nascer, especialmente na região do seu tórax.

Essa pequena pressão é o suficiente para expelir de forma natural os líquidos que estão na via aérea da criança, que nunca foi usada. Assim, o bebê pode respirar pela primeira vez de maneira muito orgânica e instintiva.

Todavia, em uma cirurgia de cesárea, isso não acontece. A criança nasce através de uma incisão na região do útero. Nesse processo, ela não faz nenhum tipo de força e nem recebe a pressão no tórax para expelir os líquidos que lá estão.

Para ela respirar, os médicos inserem duas pequenas cânulas (um tubo de plástico) pelo nariz da criança e fazem a sucção daquele líquido. Entretanto, por mais cuidadoso que seja o processo, ele inevitavelmente deixa algumas microfissuras nas vias aéreas da criança (que se curam naturalmente em pouco tempo).

Contudo, esse pouco tempo com as microfissuras é o suficiente para o desenvolvimento de um mau hábito miofuncional: a respiração oral. Afinal de contas, respirar pela primeira vez já é um processo doloroso — e dói ainda mais quando por vias aéreas recém-machucadas.

Dessa forma, o bebê parte para o caminho de menor resistência e dor: respirar pela boca. Esse hábito é formado e pode gerar consequências significativas para a saúde bucal da criança no futuro. Tudo isso por causa do tipo de parto escolhido.

Quais são as consequências da cesárea para a saúde bucal da criança?

Um nascimento feito via cesárea não resultará, obrigatoriamente, no desenvolvimento de problemas odontológicos na criança.

Atualmente, a Odontologia Miofuncional é muito usada para ajudar as crianças com diversas maloclusões, inclusive formadas com influência ao tipo de parto, a corrigir o problema durante a infância e adolescência e evitar problemas no futuro.

A Odontologia Miofuncional é usada por dentistas em todo o mundo há mais de 30 anos e ajuda crianças e adultos a corrigirem hábitos orais incorretos. Os tratamentos são compostos pelo uso de aparelhos específicos aliados a exercícios regulares que, juntos, desenvolvem melhor a musculatura orofacial do paciente e ajudam a desenvolver melhores hábitos orais. As consequências disso são melhores hábitos orais, um alinhamento natural dos dentes e mais saúde no geral.

Uma das principais empresas na Odontologia Miofuncional é a Myobrace®. Atuando em vários países diferentes, como a Austrália, EUA e, claro, o Brasil, a empresa desenvolve os mais eficazes aparelhos miofuncionais do mercado.

O Sistema Myobrace® envolve o uso de aparelhos desenvolvidos para diversas idades por 1 a 2 horas por dia, além do período em que o paciente está dormindo, aliado aos exercícios regulares para melhor desenvolvimento e posicionamento da musculatura facial. 

Quer conhecer mais sobre os tratamentos da Myobrace® para as crianças e adolescentes? Então acesse agora mesmo a página que explica o nosso sistema para os mais jovens!

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos