Você se pegou recentemente com o hábito de apertar os dentes? Alguém mencionou que você costuma fazer barulhos de rangidos e estalos quando está dormindo? Se sim, então é possível que você esteja sofrendo com Bruxismo — e possa sofrer com as consequências.
O Bruxismo é um distúrbio que afeta aproximadamente 84 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a 40% da nossa população — uma taxa de incidência maior do que no restante do mundo, com média de 30%.
Se você quer saber como parar de apertar os dentes, precisa entender o que é bruxismo, quais são as suas causas e as opções de tratamento disponíveis atualmente.
Vamos lá!
O que é Bruxismo?
O Bruxismo é uma parafunção oral caracterizada por cerrar os dentes. Uma parafunção, apenas para explicarmos melhor, é um movimento involuntário do nosso corpo. Portanto, o Bruxismo é um distúrbio que faz com que a pessoa aperte ou ranja os dentes de forma involuntária.
No geral, existem dois “tipos” de Bruxismo: um que acontece com a pessoa acordada, durante o dia (também chamado de Briquismo ou Bruxismo de Vigília), e o outro que acontece à noite, quando o paciente acaba por dormir apertando os dentes (chamado de Bruxismo Noturno).
Normalmente, o Bruxismo Noturno e o de Vigília são causados por fatores diferentes. Eles podem se complementar, claro, mas em grande parte dos casos, as causas são distintas.
Já os sintomas são muito parecidos, a começar pelo desgaste nos dentes. Afinal, rangê-los constantemente tende a desgastar o esmalte de proteção e deixá-los mais sensíveis e vulneráveis a lesões.
Em alguns casos mais raros, os efeitos do Bruxismo no dente podem ser vistos à distância: os dentes ficam “lixados” por causa do constante ranger. Para se ter uma ideia, existem casos de pessoas que passam por 40 minutos de episódios de bruxismo por noite. Imagine o dano de ranger os dentes por tanto tempo todos os dias.
Outros sintomas do Bruxismo incluem:
- Zumbido no ouvido;
- Estalos na mandíbula;
- Dor na articulação da mandíbula;
- Baixa qualidade de sono;
- Cansaço e dores nos músculos da face;
- Dores de cabeça e no pescoço.

Quais as causas do Bruxismo?
Se você quer aprender como parar de apertar os dentes, precisa em primeiro lugar saber o que causa esse problema. Afinal, se não tratar a origem da questão e apenas lidar com os sintomas, você eventualmente voltará a ranger os dentes e a sofrer com esses danos.
De maneira um pouco mais resumida, o Bruxismo crônico, que acontece praticamente todos os dias, tem duas grandes causas: o estresse e a respiração bucal.
No caso do Briquismo, quando o principal sintoma é apertar os dentes acordado, a causa principal é o estresse. Isso acontece devido ao mecanismo interno do nosso organismo para lidar com situações de risco.
Explicando de forma simplificada, o nosso corpo reconhece situações de perigo e ativa a produção de adrenalina para que tenhamos energia e força para sair desse contexto. É a famosa situação de “bater ou correr”.
No entanto, na sociedade moderna, o nosso estresse não é necessariamente ligado a situações de “bater ou correr”, mas ao trabalho do dia a dia, ao trânsito e muitos outros fatores. Assim, a adrenalina não nos ajuda muito.
O que ela faz é produzir energia que não é liberada, mas tenta sair do corpo por algum lugar. É nesse momento que fazemos ações involuntárias, como os “tiques nervosos”, fechar as mãos e, claro, cerrar os dentes.
Esse tipo de situação também pode acontecer quando estamos dormindo. No entanto, é mais comum que o Bruxismo noturno aconteça por causa do mau hábito de respirar pela boca.
A respiração bucal causa uma série de alterações em nosso corpo, desde o posicionamento da cabeça e da língua, passando por nossa coluna, se temos os ombros curvados ou não e muito mais.
Uma das mudanças de respirar pela boca que não percebemos muito à primeira vista é que a musculatura orofacial (todos os músculos do caminho oral, desde a boca até a traqueia) perde tônus ao não ser adequadamente trabalhada pelo uso da boca para a respiração.
O resultado disso é que esses músculos não conseguem suportar a mandíbula durante o sono e ela “cai” quando a pessoa dorme, obstruindo a passagem do ar parcial ou totalmente. Para reverter a situação, o nosso cérebro tensiona a musculatura do rosto para projetar a mandíbula para frente. É nesse momento que os dentes rangem entre si.
Nesse sentido, o Bruxismo se torna um Distúrbio Respiratório do Sono, com uma conexão muito forte com a Apneia do Sono e o Ronco, que têm a mesma origem (a respiração bucal) e compartilham algumas semelhanças em seu funcionamento.
Como parar de apertar os dentes?
Se você quer aprender como parar de apertar os dentes, o primeiro passo para isso é identificar se o seu Bruxismo é causado pelo estresse ou pela respiração bucal. Dependendo da origem, o tratamento pode ser feito de uma forma ou de outra.
Enquanto isso, o ideal é proteger os dentes usando um aparelho que evite que os dentes se encostem durante os episódios de Bruxismo, conservando o seu esmalte.
Se o seu Bruxismo for causado pela respiração bucal, uma das opções de tratamento com maior eficácia é a Odontologia Miofuncional. Essa nova filosofia de tratamento mira justamente na reeducação de maus hábitos miofuncionais do paciente, sendo a respiração bucal o mais danoso deles.
Quem trabalha com a Odontologia Miofuncional com muito sucesso há anos é a Myobrace®. O nosso sistema ajuda milhares de pessoas pelo mundo a perderem maus hábitos miofuncionais e aprender novos, mais positivos.
Assim, o Sistema Myobrace® pode fazer o que outras opções de tratamento no mercado não conseguem: ir na origem do problema, em vez de tratar somente os sintomas. Isso significa que não só o sistema tem aparelhos para proteger os seus dentes do rangido, como também combate a respiração bucal, ensinando o paciente a respirar pelo nariz e tirando de cena o fator que causa o distúrbio em primeiro lugar.
O Sistema Myobrace® para combater o Bruxismo é composto por uma série de exercícios focados na reeducação de maus hábitos miofuncionais, sendo o principal deles a respiração pela boca. Além dos exercícios, o sistema ainda conta com aparelhos que vão proteger os dentes e ensinar o nosso corpo a respirar pelas vias corretas, manter a língua na posição certa e muito mais.
Se você sofre de Bruxismo causado pela respiração bucal e quer aprender como parar de apertar os dentes, vale a pena entender o que o Sistema Myobrace® pode fazer por você e o que esperar do tratamento.
Portanto, não perca mais tempo: encontre um especialista Myobrace® perto de você agora mesmo!








