Afinal, como parar de apertar os dentes? Descubra agora!

Afinal, como parar de apertar os dentes? Descubra agora!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
apertar os dentes, apertar os dentes acordado, apertar os dentes ansiedade, como parar de apertar os dente, dormir apertando os dentes, bruxismo, bruxismo dente, bruxismo sintomas, o que é bruxismo, dentes com bruxismo, bruxismo no dente, bruxismo tratamento, briquismo, ranger os dentes durante o dia, cerrar os dentes, ranger os dentes dormindo, dentes cerrados, Myobrace, Odontologia Miofuncional

Você se pegou recentemente com o hábito de apertar os dentes? Alguém mencionou que você costuma fazer barulhos de rangidos e estalos quando está dormindo? Se sim, então é possível que você esteja sofrendo com Bruxismo — e possa sofrer com as consequências.

O Bruxismo é um distúrbio que afeta aproximadamente 84 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a 40% da nossa população — uma taxa de incidência maior do que no restante do mundo, com média de 30%.

Se você quer saber como parar de apertar os dentes, precisa entender o que é bruxismo, quais são as suas causas e as opções de tratamento disponíveis atualmente. 

Vamos lá!

O que é Bruxismo?

O Bruxismo é uma parafunção oral caracterizada por cerrar os dentes. Uma parafunção, apenas para explicarmos melhor, é um movimento involuntário do nosso corpo. Portanto, o Bruxismo é um distúrbio que faz com que a pessoa aperte ou ranja os dentes de forma involuntária.

No geral, existem dois “tipos” de Bruxismo: um que acontece com a pessoa acordada, durante o dia (também chamado de Briquismo ou Bruxismo de Vigília), e o outro que acontece à noite, quando o paciente acaba por dormir apertando os dentes (chamado de Bruxismo Noturno).

Normalmente, o Bruxismo Noturno e o de Vigília são causados por fatores diferentes. Eles podem se complementar, claro, mas em grande parte dos casos, as causas são distintas.

Já os sintomas são muito parecidos, a começar pelo desgaste nos dentes. Afinal, rangê-los constantemente tende a desgastar o esmalte de proteção e deixá-los mais sensíveis e vulneráveis a lesões.

Em alguns casos mais raros, os efeitos do Bruxismo no dente podem ser vistos à distância: os dentes ficam “lixados” por causa do constante ranger. Para se ter uma ideia, existem casos de pessoas que passam por 40 minutos de episódios de bruxismo por noite. Imagine o dano de ranger os dentes por tanto tempo todos os dias.

Outros sintomas do Bruxismo incluem:

 apertar os dentes, apertar os dentes acordado, apertar os dentes ansiedade, como parar de apertar os dente, dormir apertando os dentes, bruxismo, bruxismo dente, bruxismo sintomas, o que é bruxismo, dentes com bruxismo, bruxismo no dente, bruxismo tratamento, briquismo, ranger os dentes durante o dia, cerrar os dentes, ranger os dentes dormindo, dentes cerrados, Myobrace, Odontologia Miofuncional, dentes

Quais as causas do Bruxismo?

Se você quer aprender como parar de apertar os dentes, precisa em primeiro lugar saber o que causa esse problema. Afinal, se não tratar a origem da questão e apenas lidar com os sintomas, você eventualmente voltará a ranger os dentes e a sofrer com esses danos.

De maneira um pouco mais resumida, o Bruxismo crônico, que acontece praticamente todos os dias, tem duas grandes causas: o estresse e a respiração bucal. 

No caso do Briquismo, quando o principal sintoma é apertar os dentes acordado, a causa principal é o estresse. Isso acontece devido ao mecanismo interno do nosso organismo para lidar com situações de risco.

Explicando de forma simplificada, o nosso corpo reconhece situações de perigo e ativa a produção de adrenalina para que tenhamos energia e força para sair desse contexto. É a famosa situação de “bater ou correr”.

No entanto, na sociedade moderna, o nosso estresse não é necessariamente ligado a situações de “bater ou correr”, mas ao trabalho do dia a dia, ao trânsito e muitos outros fatores. Assim, a adrenalina não nos ajuda muito.

O que ela faz é produzir energia que não é liberada, mas tenta sair do corpo por algum lugar. É nesse momento que fazemos ações involuntárias, como os “tiques nervosos”, fechar as mãos e, claro, cerrar os dentes.

Esse tipo de situação também pode acontecer quando estamos dormindo. No entanto, é mais comum que o Bruxismo noturno aconteça por causa do mau hábito de respirar pela boca.

A respiração bucal causa uma série de alterações em nosso corpo, desde o posicionamento da cabeça e da língua, passando por nossa coluna, se temos os ombros curvados ou não e muito mais.

Uma das mudanças de respirar pela boca que não percebemos muito à primeira vista é que a musculatura orofacial (todos os músculos do caminho oral, desde a boca até a traqueia) perde tônus ao não ser adequadamente trabalhada pelo uso da boca para a respiração.

O resultado disso é que esses músculos não conseguem suportar a mandíbula durante o sono e ela “cai” quando a pessoa dorme, obstruindo a passagem do ar parcial ou totalmente. Para reverter a situação, o nosso cérebro tensiona a musculatura do rosto para projetar a mandíbula para frente. É nesse momento que os dentes rangem entre si.

Nesse sentido, o Bruxismo se torna um Distúrbio Respiratório do Sono, com uma conexão muito forte com a Apneia do Sono e o Ronco, que têm a mesma origem (a respiração bucal) e compartilham algumas semelhanças em seu funcionamento.

Como parar de apertar os dentes?

Se você quer aprender como parar de apertar os dentes, o primeiro passo para isso é identificar se o seu Bruxismo é causado pelo estresse ou pela respiração bucal. Dependendo da origem, o tratamento pode ser feito de uma forma ou de outra.

Enquanto isso, o ideal é proteger os dentes usando um aparelho que evite que os dentes se encostem durante os episódios de Bruxismo, conservando o seu esmalte.

Se o seu Bruxismo for causado pela respiração bucal, uma das opções de tratamento com maior eficácia é a Odontologia Miofuncional. Essa nova filosofia de tratamento mira justamente na reeducação de maus hábitos miofuncionais do paciente, sendo a respiração bucal o mais danoso deles.

Quem trabalha com a Odontologia Miofuncional com muito sucesso há anos é a Myobrace®. O nosso sistema ajuda milhares de pessoas pelo mundo a perderem maus hábitos miofuncionais e aprender novos, mais positivos.

Assim, o Sistema Myobrace® pode fazer o que outras opções de tratamento no mercado não conseguem: ir na origem do problema, em vez de tratar somente os sintomas. Isso significa que não só o sistema tem aparelhos para proteger os seus dentes do rangido, como também combate a respiração bucal, ensinando o paciente a respirar pelo nariz e tirando de cena o fator que causa o distúrbio em primeiro lugar.

O Sistema Myobrace® para combater o Bruxismo é composto por uma série de exercícios focados na reeducação de maus hábitos miofuncionais, sendo o principal deles a respiração pela boca. Além dos exercícios, o sistema ainda conta com aparelhos que vão proteger os dentes e ensinar o nosso corpo a respirar pelas vias corretas, manter a língua na posição certa e muito mais.

Se você sofre de Bruxismo causado pela respiração bucal e quer aprender como parar de apertar os dentes, vale a pena entender o que o Sistema Myobrace® pode fazer por você e o que esperar do tratamento.

Portanto, não perca mais tempo: encontre um especialista Myobrace® perto de você agora mesmo!

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos