Você sofre de uma dor de cabeça constante, incômoda, que está lá quando você acorda e continua até você ir dormir? Existem muitas possíveis explicações para isso, já que dores de cabeça são um dos sintomas mais comuns do nosso organismo e podem aparecer causadas por diversos distúrbios — como o bruxismo.
Atualmente, o bruxismo é uma desordem que afeta 40% da população brasileira, também com diferentes causas em potencial. Em alguns casos, a explicação pode ser emocional, como uma sobrecarga de estresse. Em outros, a origem é respiratória (especialmente se a pessoa respira pela boca).
Independentemente da sua causa, o bruxismo pode fazer a pessoa acordar com dor de cabeça forte e continuar assim pelo resto do dia. Quer entender a relação entre esses dois fatores? Então siga a leitura abaixo!
O que é bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio que faz a pessoa ranger ou apertar os dentes de maneira involuntária. Essa desordem pode acontecer em dois momentos: com o paciente acordado (quando é chamada de “bruxismo de vigília” ou “diurno”) ou com ele dormindo (quando é chamada de “bruxismo noturno”).
Uma das principais causas para o bruxismo é o estresse. Quando o organismo fica estressado, tensionado e nervoso, com altos níveis de cortisol, ele solta também uma dose de adrenalina para gerar a energia necessária para enfrentar o que estiver causando essa resposta.
Se essa energia fica acumulada e não encontra vazão, ela acaba gerando respostas involuntárias no nosso corpo, como fechar as mãos, ranger os dentes e balançar as pernas constantemente.
Outra possível explicação para o bruxismo é a respiração bucal. Quando a pessoa respira majoritariamente pela boca, sua musculatura orofacial fica fragilizada, uma vez que o corpo passa por mudanças físicas para acomodar esse hábito (o posicionamento da cabeça muda, a boca fica constantemente aberta, a língua fica fora de posição, etc.).
Com a musculatura facial mais fragilizada, é mais comum que a mandíbula da pessoa “caia para trás” ao dormir, obstruindo parcial ou totalmente a sua respiração e dificultando que ela passe do sono profundo para o sono REM. Para corrigir a falta de ar durante o sono, o cérebro tensiona a musculatura facial e projeta a mandíbula para a posição “normal”. Esse mecanismo causa o ranger dos dentes ao dormir — em alguns casos, isso pode acontecer por 40 minutos durante a noite.
Todo esse processo é, obviamente, exclusivo do bruxismo noturno. No entanto, os episódios de bruxismo durante a noite também podem ser causados por estresse acumulado.
Como o bruxismo pode causar diferentes tipos de dor de cabeça?
Agora que entendemos melhor o que é bruxismo, é hora de entender como esse distúrbio pode causar diferentes tipos de dor de cabeça em nosso corpo. Para isso, é vital compreender a força que o ranger ou apertar de dentes tem.
O movimento feito pelo bruxismo tem força cerca de 40 vezes superior à da mastigação. Agora, pense: se a mastigação é capaz de desfazer por completo a comida, mesmo aquelas mais duras, imagine o que uma força 40 vezes superior pode fazer — especialmente se aplicada por 40 minutos toda noite, como nos casos mais graves.
Além de causar um desgaste enorme no esmalte dos dentes e aumentar a sua sensibilidade e vulnerabilidade à lesões, o bruxismo também pode causar dois danos específicos que resultam em dor de cabeça forte:
- Disfunção da articulação temporomandibular (DTM);
- Inchaço nos músculos faciais.
No primeiro caso, o bruxismo causa uma compressão e tensão da musculatura da mandíbula, uma das principais causas da DTM. Os sintomas dessa disfunção são:
- Dor de cabeça constante;
- Dores nos ombros e no pescoço;
- Mordida truncada;
- Zumbido e dor no ouvido;
- Dificuldade para abrir e fechar a boca;
- Dor e estalo na mandíbula;
- Dores musculares no geral.
A dor de cabeça forte causada pela DTM (também chamada de Dor de Cabeça Atribuída à DTM) é caracterizada por acontecer na região das têmporas e no rosto e por aumentar de intensidade com a mastigação, movimentos da boca, apertar dos dentes e palpação nas têmporas (quando o médico utiliza um pouco de pressão com as palmas da mão ou pontas dos dedos para examinar alguma região do corpo).
Já o inchaço dos músculos é causado pelo uso excessivo da musculatura mastigatória. Afinal, as pessoas com bruxismo podem passar muitos minutos por dia e noite rangendo os dentes com uma força muitas vezes superior à da mastigação. De certa forma, é como ir à academia e passar horas levantando pesos muito superiores ao que o seu corpo aguenta.
O resultado é uma inflamação enorme na musculatura da face, o que causa dor de cabeça (80% dos tipos de dores de cabeça são causados por tensionamento muscular, segundo a Associação Brasileira de Neurologia).
Como aliviar dor de cabeça causada pelo bruxismo?
Se você não quer mais acordar com dor de cabeça causada pelo bruxismo, o que pode fazer? Quais as opções de tratamento?
O ideal é combinar um tratamento que atue na causa do bruxismo (seja estresse, seja a respiração bucal) e uma proteção que reduza os danos causados pelo ranger dos dentes. Nesse sentido, pode valer a pena usar uma placa de bruxismo ao dormir ou durante o dia.
A Myobrace® Brasil pode ajudar a reduzir os impactos da dor de cabeça forte causada pelo bruxismo e pela DTM. Alguns dos aparelhos e exercícios desenvolvidos no Sistema Myobrace® foram feitos justamente para isso.
Por exemplo, um dos aparelhos da linha Myosa® é focado em ajudar o paciente a lidar com a DTM. Ele descomprime e relaxa a musculatura facial ao mesmo tempo que reeduca o paciente a não respirar mais pela boca, ajudando-o a lidar tanto com a DTM, quanto com o bruxismo.
Enquanto isso, o paciente também pode usar os aparelhos exclusivos da Myobrace® para bruxismo, ambos também da linha Myosa®. Eles foram desenvolvidos para ajudar os pacientes a proteger os dentes enquanto trabalham a origem do problema, especialmente se for a respiração bucal.
Agora que você já entendeu a relação entre o bruxismo e a dor de cabeça, é hora de explorar essa possibilidade e entender se as suas dores são causadas pelo ranger ou apertar dos dentes.
Para isso, clique aqui e encontre um especialista Myobrace® próximo de você!