A odontologia miofuncional para crianças e suas vantagens

A odontologia miofuncional para crianças e suas vantagens

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
odontologia miofuncional, odontologia, miofuncional, Maloclusão

Se você tem filhos, precisa conhecer a Odontologia Miofuncional

Ela trabalha na correção de maus hábitos que interferem no desenvolvimento de toda a estrutura facial, causando os problemas conhecidos como maloclusões: mordida aberta, mordida cruzada e apinhamento (quando os dentes crescem uns por cima dos outros).

E não é só isso: sintomas como falta de atenção, baixo rendimento escolar, xixi na cama, cansaço e dores de cabeça também podem estar ligados a esses maus hábitos. 

Corrigir esses hábitos durante a infância, enquanto as crianças ainda estão crescendo, permite um desenvolvimento mais saudável e evita que os problemas persistam e tragam consequências mais graves. 

Ficou curioso para entender esse processo? Então siga lendo este artigo para descobrir mais!

Por que as crianças têm dentes desalinhados? 

Na infância, a musculatura da face ainda está se desenvolvendo e mudando constantemente, orientando o crescimento da criança. 

Se a criança mantém maus hábitos, como usar chupeta ou respirar pela boca, o seu desenvolvimento pode ser afetado, levando, por exemplo, a um crescimento excessivo dos maxilares ou ao desalinhamento dos dentes. 

O profissional de Odontologia Miofuncional estuda as estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular, seu desenvolvimento, as consequências do posicionamento incorreto e as possibilidades de tratamento. 

Para ilustrar, podemos pensar em um exemplo muito comum: a mordida aberta. Na mordida aberta, há um espaço entre os dentes superiores e inferiores, principalmente nos dentinhos da frente. Essa maloclusão geralmente acontece em crianças que usam chupeta ou chupam dedo.

Nesse caso, há uma mudança na posição dos dentes, da língua e de toda a estrutura da face enquanto se está usando a chupeta. Quanto mais tempo a criança passa com a chupeta, maiores são as consequências, interferindo no seu desenvolvimento e levando à mordida aberta. 

Pode parecer difícil acreditar que um objeto simples como a chupeta cause essa consequência; porém é preciso lembrar que os músculos estão trabalhando de forma incorreta durante várias horas por dia — e muitas crianças usam a chupeta por anos a fio!

Assim, por um hábito que muitas vezes vemos como inofensivo, toda a estrutura orofacial é afetada, causando não só problemas estéticos, mas consequências à saúde. Continue lendo para entender mais sobre essas consequências e como lidar com cada uma delas!

Consequências das maloclusões em crianças

Quando falamos em maloclusão, as principais queixas dos pacientes são em relação aos dentes tortos ou problemas na mordida. Isso porque muitos percebem apenas a aparência física e os aspectos ligados à dentição, sem conhecer todos os malefícios da maloclusão. 

Podemos voltar à mordida aberta para citar alguns exemplos. Além dos dentes afastados, ela também pode causar muita dificuldade para mastigar, pois os dentes estão fora da posição ideal. Da mesma forma, pode levar a criança a passar mais tempo com a boca aberta e praticar a respiração bucal.

Já a respiração bucal pode acarretar problemas como infecções respiratórias, bruxismo e apneia do sono. Entre seus principais sinais estão muitas dores de cabeça, falta de atenção, cansaço frequente, xixi na cama, dificuldade de concentração… 

Os maus hábitos miofuncionais, como a respiração bucal, podem prejudicar muito as crianças, interferindo na sua capacidade de atenção e memória. Você pode nem desconfiar disso, mas a dificuldade de concentração do seu filho pode estar relacionada à respiração bucal. Continue lendo para entender essa relação!

odontologia miofuncional, odontologia, miofuncional, Maloclusão

Maloclusão e dificuldade de atenção

Imagine a seguinte situação: seu filho começa a ter notas baixas na escola e os professores reclamam constantemente da sua falta de atenção. Ele se queixa de dificuldade para se concentrar, e você decide procurar ajuda médica.

Nesse cenário, é difícil imaginar que você procuraria um dentista infantil em uma clínica de odontopediatria — mas talvez essa seja uma boa escolha!

Como dito anteriormente, a criança com maloclusão não tem a estrutura crânio-cérvico-mandibular bem desenvolvida. Ela pode, por exemplo, ter o maxilar mais recuado, não conseguir manter a boca fechada com os lábios se tocando, não ter os arcos dentários em seu formato ideal, entre outros.

Tudo isso interfere na forma como ela respira. Se a criança está respirando pela boca enquanto dorme, seu cérebro não irá descansar como deveria, pois ficará alerta durante toda a noite. 

Isso ocorre por alguns motivos, como a necessidade de produzir mais saliva, já que a boca fica mais seca, ou despertar com engasgos, tosses e falta de ar. 

Sabendo disso, você já pode imaginar que a criança não tem um sono de qualidade, acorda muitas vezes durante a noite, descansa pouco e não recupera as energias. Portanto, não conseguirá cumprir algumas funções durante o dia, como atenção, memória e até funções motoras. 

Muitas crianças podem até receber um diagnóstico incorreto de TDAH por relatarem dificuldade de concentração, notas baixas na escola, etc. Quando, na verdade, elas apenas não estão conseguindo realizar corretamente uma função essencial para o funcionamento de todo o seu corpo — a respiração.

A Odontologia Miofuncional: o que é?

Depois de saber todos esses malefícios das maloclusões e da respiração bucal, você deve estar querendo saber qual é a solução para esse problema!

Como dito anteriormente, o que causa as maloclusões são alguns maus hábitos que levam ao desenvolvimento incorreto da estrutura orofacial. 

A Odontologia Miofuncional é o ramo da odontologia que estuda e trata esses maus hábitos, buscando corrigi-los para que os músculos ganhem tônus e suportem o desenvolvimento correto dos arcos e estrutura orofacial. 

O foco não é apenas ajustar o posicionamento dos dentes e a questão estética; mas acabar com a raiz do problema, trabalhando as disfunções que causam as maloclusões.

Pode ser difícil convencer uma criança de que precisa ir ao dentista; geralmente ela associa essa figura a tratamentos complexos e dolorosos. No entanto, a Odontologia Miofuncional costuma ter alta adesão entre as crianças, por trabalhar com aparelhos intraorais confortáveis e com exercícios diários simples. 

A Myobrace® é uma das principais marcas ligadas à Odontologia Miofuncional em todo o mundo. O tratamento com o Sistema Myobrace®, é pensado para todas as idades e se encaixa facilmente na rotina de adultos, adolescentes e crianças.

O Sistema Myobrace® une o uso de aparelhos intraorais com alguns exercícios diários, que focam em acabar com os maus hábitos e aprender novas práticas positivas. 

Quando esses hábitos são eliminados, o desenvolvimento pode ocorrer da forma correta, acabando definitivamente com as maloclusões. E, portanto, também acaba com os sintomas relacionados, como as dores de cabeça e a dificuldade de concentração!

O Sistema Myobrace® pode ser usado por crianças em qualquer etapa da dentição — até aquelas que ainda têm dentes de leite! O aparelho intraoral, feito com silicone médico flexível, é confortável mesmo para as crianças, e só precisa ser usado de 1 a 2h por dia e durante o sono. 

Além do aparelho, o profissional de odontologia miofuncional irá ensinar alguns exercícios simples para que a criança pratique diariamente. Esses exercícios podem ser realizados com a ajuda dos pais, e gradualmente vão sendo incorporados à rotina até se tornarem mais usuais.

Com o passar do tempo, os maus hábitos são trocados por práticas positivas, e os resultados começam a aparecer. O antes e depois do Myobrace® é surpreendente; as crianças têm um avanço incrível no desenvolvimento, acabando com as maloclusões e com seus sintomas. 

Isso permite às crianças uma infância mais saudável e descansada, eliminando dores e desconfortos para que possam se desenvolver de forma plena.

Se você deseja saber mais sobre a Odontologia Miofuncional e entender todas as vantagens que ela pode trazer para a vida do seu filho, entre em contato conosco!

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos