O seu filho tem apresentado sono excessivo mesmo dormindo muito? Ele acorda de manhã já cansado e fica com muito sono durante o dia? Se sim, pode ser que haja algum tipo de distúrbio do sono afetando o horário de descanso da criança ou do adolescente — e é importante que os pais possam agir para entender a causa disso e iniciar o tratamento.
É normal que as crianças e os adolescentes durmam bastante, muito mais do que os adultos. Isso, em si, não é algo ruim — pelo contrário: pode ser sinal de um desenvolvimento mais saudável e de um sono mais reparador. O problema, no entanto, pode aparecer quando, mesmo após dormir bastante, a criança acorda e passa o dia com muito sono. Isso pode trazer consequências negativas, inclusive dificuldade de aprendizado.
Se você tem notado esse comportamento no seu filho, é importante entender o que pode ser sono excessivo, quais as consequências dessa questão e as opções de tratamento. Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura do artigo abaixo!
O que pode ser sono excessivo?
Você já reparou que nós temos muitos tipos de dores de cabeça diferentes? É porque esse é um dos sintomas mais comuns em nosso organismo: muitas coisas podem causar dores diversas. Entender como identificá-las é importante para agir de forma assertiva no tratamento.
E o que isso tem a ver com o sono constante das crianças? O fato de que existem muitas possíveis explicações para esse sintoma. O nosso sono tende a ser impactado muito facilmente. Portanto, diversas situações podem explicar o sono excessivo mesmo dormindo muito.
Para começar, é importante explicar que é normal que as crianças e adolescentes durmam muito mesmo. É desejável: eles precisam dessas horas extras de sono para o seu crescimento natural.
É normal que crianças dos 3 meses aos 2 e 3 anos tenham entre 10 a 11 horas de sono noturno, fora algumas sonecas durante o dia. Nos primeiros meses de vida, um bebê pode dormir até 17 horas por dia. Adolescentes também podem dormir bastante durante a noite: de 9 a 10 horas todos os dias, em média.
O problema começa quando, após acordar, os jovens continuam com sonolência e com problemas que derivam disso, como a falta de foco, disposição e atenção.
O que pode causar esse problema? Muitas coisas! No geral, o que acontece é que a criança ou adolescente não tem um descanso tranquilo e reparador durante a noite e é por isso que ela acorda cansada e com sono.
Alguma coisa está fazendo com que ela não passe por todas as fases do ciclo do sono corretamente e, assim, não consiga descansar apropriadamente durante a noite.
Os principais causadores dessa situação são os Distúrbios Respiratórios do Sono, como a Apneia do Sono, Ronco e Bruxismo — sim, eles afetam também os mais novos!
Quais as causas de a criança ter muito sono durante o dia?
Se uma criança tem Apneia do Sono ou algum Distúrbio Respiratório do Sono mais leve, como o Ronco ou o Bruxismo, ela pode ter alguma dificuldade para completar todos os estágios do sono durante a noite.
Um exemplo é o Bruxismo: normalmente, os episódios em que rangemos os dentes se concentram na transição para o sono profundo. Se a criança acorda nesses momentos, ela não consegue completar o ciclo e é possível que não descanse corretamente durante a noite.
O mesmo vale para a Apneia do Sono. Em casos mais graves, o paciente que tem esse distúrbio pode acordar mais de 200 vezes durante uma noite de sono de 8 horas. Fica impossível descansar assim, não é mesmo?
E qual é a principal causa dos Distúrbios Respiratórios do Sono? A resposta é a respiração bucal.
O mau hábito de respirar pela boca causa alterações no organismo que criam as condições para o aparecimento de Distúrbios Respiratórios do Sono. Considerando que a respiração bucal pode começar logo após o parto, não é um absurdo ver essas desordens aparecendo em crianças de poucos anos de idade.
Respirar pela boca pode causar os Distúrbios Respiratórios do Sono ao trabalhar a musculatura das vias aéreas de um jeito inadequado. O resultado são músculos mais flácidos, que não dão suporte à mandíbula durante o sono. Assim, de noite, a mandíbula pode obstruir o fluxo respiratório (o que gera a Apneia do Sono). Além disso, o fluxo do ar faz vibrar esses músculos mais flácidos (que é o Ronco). Isso sem falar que uma reação natural do corpo nessa situação é projetar a mandíbula para frente para desobstruir o fluxo do ar (fazendo o rangido dos dentes do Bruxismo).
Falta de Óxido Nítrico no corpo
Outro fator ligado à respiração bucal que pode prejudicar o sono dos mais novos é a ausência de Óxido Nítrico no organismo. Essa molécula é a responsável, dentre muitas outras coisas, por controlar o nível de oxigênio no sangue. Para se ter uma ideia, a deficiência dessa substância no organismo pode reduzir os níveis de oxigênio em até 18%, sabia?
O Óxido Nítrico é produzido majoritariamente no nariz (60% de toda a sua produção fica no nariz) quando respiramos. Com a respiração bucal, a criança fica com deficiência dessa molécula, o que pode gerar desde uma noite de sono de má qualidade até fazer xixi na cama.
Quais são as opções de tratamento da sonolência diurna?
Viu como a respiração bucal pode estar ligada ao aparecimento de Distúrbios Respiratórios do Sono? A consequência é que as crianças e jovens não dormem direito de noite e, portanto, vivem com muito sono durante o dia.
Assim, se você quer aprender como tratar a sonolência diurna em seu filho, a solução pode estar na reeducação de maus hábitos respiratórios, fazendo com que ele pare de respirar pela boca e passe a fazer a respiração nasal.
A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento focada justamente na reeducação dos maus hábitos miofuncionais e no desenvolvimento correto da musculatura orofacial. Assim, ela pode ajudar seu filho a deixar de respirar pela boca e, por consequência, deixar de ter sono e cansaço excessivo durante o dia.
O Sistema Myobrace® é a principal solução da Odontologia Miofuncional para quem quer deixar de respirar pela boca e desaprender outros maus hábitos, como o posicionamento incorreto da língua ou a deglutição atípica, além de ser um tratamento divertido e nada invasivo.
Saiba mais sobre como o Sistema Myobrace® pode ajudar seu filho a deixar de respirar pela boca agora mesmo!