Você tem o hábito de dormir de boca aberta? Se nunca reparou nisso ou notou apenas recentemente, saiba que há motivos de preocupação, embora seja algo que pareça inofensivo.
Dormir de boca aberta é algo muito comum na infância, especialmente quando as crianças estão gripadas ou com algum outro problema para respirar pelo nariz. No entanto, esse hábito pode indicar uma falha significativa na respiração, tanto em adultos, quanto nos mais jovens.
Quer entender qual é o problema de dormir de boca aberta, suas causas e quais as soluções práticas para interromper esse hábito? Siga a leitura do artigo abaixo!
Por que dormimos de boca aberta?
A posição correta e natural ao dormir é com a boca fechada, a língua posicionada no palato e com o maxilar relaxado. No entanto, muitas pessoas dormem com a boca aberta, a língua mais retraída e o maxilar tenso. Por que isso acontece?
Existem diversos fatores que explicam dormir de boca aberta, especialmente quando é algo que acontece uma vez ou outra. Por exemplo, em caso de adenóide aumentada (inflamação de dois tecidos localizados nas cavidades nasais) causada por rinite, gripe ou outras doenças e infecções, é normal que não se consiga respirar direito durante a noite e seja preciso dormir de boca aberta.
Pais de recém-nascidos, por exemplo, podem notar que o bebê dorme de boca aberta sempre que tem algum tipo de resfriado, gripe ou quando passa por uma reação alérgica que obstrui sua cavidade nasal. Isso é relativamente comum e não costuma ser algo preocupante — mas apenas se for algo pontual.
Quando isso acontece sempre que dormimos, torna-se um problema sério e pode indicar outro hábito muito negativo: a respiração bucal.
A maior parte das pessoas que dorme com a boca aberta também costuma respirar pela boca quando está acordado. Afinal, um é consequência do outro: se a respiração bucal acontece durante o dia, ela também acontecerá durante a noite.
Quais as consequências de dormir de boca aberta?
Existem muitos problemas sérios que resultam do hábito de dormir com a boca aberta, especialmente quando acompanhado da respiração bucal quando se está acordado.
Para as crianças, o problema afeta tanto o seu desenvolvimento físico, quanto intelectual.
Quando a criança (ou bebê) dorme de boca aberta de maneira regular, passa a ter dificuldades para ter um padrão de sono completo, com todas as fases. Sem dormir bem e sem chegar aos estágios 3 e 4 do sono, não há a secreção do GH (hormônio do crescimento) na quantidade necessária.
Além disso, sem o hormônio do crescimento, o desenvolvimento físico da criança fica prejudicado, trazendo consequências negativas para a sua saúde no longo prazo.
Respirar pela boca reduz a produção de óxido nítrico no organismo. Esse componente é produzido essencialmente em nosso nariz, quando respiramos (60% da produção de óxido nítrico do corpo é feita nos seios paranasais).
Dentre tantas funções que ele tem em nosso corpo (o óxido nítrico está envolvido em mais de 2.000 reações no organismo), as mais importantes são o transporte de oxigênio, o fortalecimento da imunidade e o desenvolvimento da nossa memória e aprendizado.
Sem óxido nítrico o suficiente no corpo (porque estamos dormindo com a boca aberta e respirando por ela o dia todo), o cérebro não recebe a quantidade adequada de oxigênio, o que resulta em déficit de atenção e baixo rendimento intelectual. A sua deficiência em nosso organismo também está relacionada a fazer xixi na cama na infância.
Vale mencionar que a falta de óxido nítrico no organismo afeta adultos também, especialmente em relação ao fortalecimento da imunidade, já que essa substância tem forte efeito antimicrobiano.
Outras consequências de dormir com a boca aberta
Dormir de boca aberta também pode gerar problemas como:
- Mau hálito: um estudo feito pela Universidade de São Paulo constatou que pessoas que respiram pela boca têm muito mais probabilidade de terem mau hálito. A explicação é simples: o ar resseca a saliva quando entra pela boca e cria as condições para as bactérias que causam a halitose se proliferarem;
- Cáries: dormir de boca aberta reduz o pH da boca e cria um ambiente positivo para o surgimento de cáries e erosão do esmalte dos dentes, conforme confirmado por um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia;
- Garganta ressecada: dormir de boca aberta faz com que o ar passe constantemente pela garganta, tornando-a ressecada e inflamada;
- Ronco: o ronco acontece quando o ar passa pela traqueia e faz vibrar seus tecidos. Dormir com a boca aberta e respirar pela boca geralmente tornam a musculatura da região mais flácida e aumentam a intensidade e frequência dos roncos.

Como parar de dormir de boca aberta?
Aprender o porquê dormimos de boca aberta não é o suficiente. É vital aprender também como parar de dormir com a boca aberta para evitar os danos à saúde que esse hábito causa.
Existem diversas opções de tratamento para deixar de dormir de boca aberta no mercado. Um exemplo são as faixas antirronco que usam elásticos e tecido para manter a boca fechada ao dormir.
Grande parte dessas soluções, entretanto, trabalha apenas com a supressão do sintoma e não com a origem do problema. Afinal de contas, dormir de boca aberta frequentemente é consequência direta da respiração bucal.
A resposta mais eficaz para quem quer parar de dormir de boca aberta é parar de respirar pela boca — e a Odontologia Miofuncional pode ajudar nisso.
A Odontologia Miofuncional é uma filosofia de tratamento focada na reeducação de maus hábitos do paciente. Um dos maus hábitos mais combatidos por ela é justamente a respiração bucal, origem dos principais Distúrbios Respiratórios do Sono.
Tanto no Brasil, quanto no mundo, uma das principais marcas da Odontologia Miofuncional é a Myobrace®. A empresa australiana tem anos de tradição em pesquisa e desenvolvimento de soluções para a reeducação de maus hábitos miofuncionais e tratamento de maloclusões, Distúrbios Respiratórios do Sono e outros problemas.
O Sistema Myobrace® é composto de exercícios musculares e uso de aparelhos intraorais, reeducando o paciente a abandonar maus hábitos (como a respiração bucal) e adotar hábitos mais saudáveis.
Um dos grandes benefícios do Sistema Myobrace® para quem quer aprender como parar de dormir com a boca aberta é que ele atua diretamente na origem do problema, que é a respiração bucal. Assim, os benefícios são mais duradouros do que os trazidos pelo uso de faixas e outros equipamentos.
Quer aprender como o Sistema Myobrace® funciona na prática e como ele pode ajudar a parar de dormir de boca aberta de vez?








