Não é raro ver pessoas perguntando “Como saber se tenho bruxismo?” quando começam a pesquisar sobre as consequências desse Distúrbio Respiratório do Sono.
É normal ter essa desconfiança: o Bruxismo afeta 84 milhões de pessoas no Brasil e muitas delas não sabem que têm esse distúrbio. A explicação é simples: na maior parte dos casos, o ranger dos dentes acontece de noite, com a pessoa dormindo. Ela pode até acordar em alguns casos, mas não percebe o que estava acontecendo.
Para entender se você tem ou não bruxismo, é vital olhar para os seus sintomas. Caso haja alguma desconfiança, um profissional especializado pode fazer o diagnóstico.
Para aprender como identificar se você tem bruxismo, sintomas e opções de tratamento, siga a leitura do artigo abaixo!
Bruxismo: o que é?
O Bruxismo é uma parafunção oral caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes. Para explicar de maneira mais fácil, uma parafunção é um movimento involuntário. Portanto, o Bruxismo é um distúrbio em que a pessoa cria uma pressão não-intencional em sua mandíbula ao apertar ou ranger os dentes.
Existem duas variações dessa desordem:
- Bruxismo Noturno: a parafunção acontece quando a pessoa está dormindo (daí o nome noturno);
- Bruxismo Diurno: a parafunção acontece quando a pessoa está acordada.
Além do estado de vigília do paciente, outro fator essencial que diferencia o Bruxismo Diurno do Noturno é o mecanismo em ação que ativa a parafunção de ranger os dentes.
No caso do Bruxismo Diurno, o efeito é causado principalmente pelo estresse e é uma resposta natural do corpo quando estamos com adrenalina (explicaremos com mais detalhes no próximo item). Já o Bruxismo Noturno, apesar de também poder ser causado por estresse, costuma ter sua origem em um problema respiratório.
Portanto, ambos os tipos dessa desordem costumam ser tratados de maneira diferente.
Não é raro ver pessoas pesquisando ou perguntando sobre “O que é Bruxismo Dentário ou Bruxismo Dental?”. No entanto, essas classificações não existem. Todo caso de Bruxismo acaba afetando os dentes (como veremos ao falar sobre os sintomas), mas nenhum deles é originado pela dentição da pessoa.
O que causa o bruxismo?
Como explicamos acima, o Bruxismo pode ser Noturno ou Diurno, com mecanismos diferentes dando origem a esses distúrbios. Por isso, costumam ser tratados de maneiras separadas.
O Bruxismo Diurno é causado normalmente por uma reação natural do nosso corpo em situações de estresse e ansiedade. Em momentos assim, o organismo solta uma rajada de adrenalina em nossa corrente sanguínea para gerar a energia necessária para agir em caso de risco.
Quando essa energia não é liberada, ela fica acumulada e procura alguns “caminhos” para escapar, como ao fecharmos as mãos com força ou, claro, rangermos os dentes.
Já o Bruxismo Noturno também pode ser causado por estresse, mas é mais comum que sua origem seja respiratória — é por isso que o Bruxismo pode ser considerado um Distúrbio Respiratório do Sono.
O mecanismo é simples de entender: quando estamos dormindo, é possível que a nossa mandíbula “caia” e obstrua a passagem do ar, gerando falta de oxigênio. Isso pode acontecer por vários motivos, sendo o pouco tônus da musculatura orofacial o principal deles.
Quando há uma obstrução parcial ou total da respiração pelas vias aéreas, o nosso corpo nos acorda para que possamos voltar a tensionar a musculatura e projetar a mandíbula para frente, desobstruindo o caminho para o fluxo do ar. Esse “despertar” não precisa ser necessariamente uma volta à consciência completa, mas apenas o suficiente para fazer o movimento desejado — é por isso que muita gente sequer imagina que tem Bruxismo.
O ranger dos dentes acontece nesse movimento de projeção da mandíbula, ao mantê-la nessa posição para que o fluxo do ar passe. Normalmente, episódios de Bruxismo acontecem quando a pessoa está no estágio de sono leve. Em casos de pessoas que têm dificuldade para transitar do estágio do sono leve para o profundo, os episódios de ranger dos dentes podem somar até 40 minutos por noite.
Bruxismo: sintomas e Como saber se tenho bruxismo?
Se você quer saber se tem Bruxismo, a única forma de ter certeza é se alguém presenciar o movimento acontecendo durante o seu sono ou durante o dia, além de um diagnóstico profissional, claro.
No entanto, existem muitos sintomas que indicam altas chances de esse distúrbio estar acontecendo. Por exemplo, você pode procurar pelos efeitos do Bruxismo no dente.
O ranger dos dentes característico dessa parafunção pode causar danos sérios ao esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis e desprotegidos, vulneráveis a danos. Em alguns casos, dá para notar um desgaste como se o dente tivesse sido “lixado” na ponta.
Outros sintomas que podem ajudar a identificar o Bruxismo são:
- Estalos na mandíbula;
- Dor na articulação da mandíbula;
- Baixa qualidade de sono;
- Acordar com a sensação dos dentes apertando e dores nos músculos da face;
- Dores de cabeça e no pescoço;
- Zumbido no ouvido.
Muitos desses sintomas também são efeitos da Disfunção Temporomandibular. Aliás, esses dois distúrbios estão conectados: o Bruxismo pode causar uma disfunção na ATM e não é raro pacientes que sofrem com os dois problemas.

Quais as opções de tratamento para bruxismo?
Para tratar o Bruxismo, o mais comum é proteger os dentes com uma placa ou aparelho próprio para isso enquanto se trata a sua origem.
No caso do Bruxismo Diurno, a solução é a redução do estresse e da ansiedade no dia a dia. Já em relação ao Noturno, o foco está em ajudar o paciente a deixar de respirar pela boca.
Isso é necessário porque, normalmente, é a respiração bucal que reduz o tônus da musculatura orofacial e cria o cenário para que a mandíbula “caia” durante o sono e obstrua a passagem do ar.
Assim, a melhor opção para tratar o Bruxismo Noturno é a Odontologia Miofuncional. Essa nova filosofia de tratamento foca na reeducação de maus hábitos miofuncionais, sendo a respiração bucal o mais comum deles.
A Myobrace® Brasil é uma das principais empresas a trabalhar com a Odontologia Miofuncional no mercado. Nosso sistema usa exercícios específicos e aparelhos para ajudar pacientes a deixarem de respirar pela boca, além de outros maus hábitos, ganhando mais qualidade de vida e saúde.
O Sistema Myobrace® conta com uma linha de aparelhos específicos para Bruxismo, que ajudam a proteger os dentes do paciente enquanto ele dorme, além de estimularem a respiração pelo nariz. Junto dos exercícios que devem ser realizados diariamente, o tratamento atua na origem da desordem e, assim, obtém resultados mais duradouros.
Agora que você já sabe o que é bruxismo, seus sintomas e como a Odontologia Miofuncional pode ajudar, é hora de olhar para si mesmo e identificar se você tem os sintomas de quem sofre desse distúrbio. Se a resposta for positiva, o mais adequado é procurar por um especialista para ser diagnosticado e iniciar o tratamento.
Quer conhecer um profissional familiarizado com o Sistema Myobrace® para descobrir se você tem bruxismo? Então busque um especialista Myobrace® agora mesmo!








