Mordida aberta – o que é, tipos, tratamento com Sistema Myobrace

Mordida aberta – o que é, tipos, tratamento com Sistema Myobrace

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
maloclusão, mordida aberta, mordida aberta posterior, mordida aberta simples, mordida aberta anterior, mordida aberta aparelho, mordida aberta infantil tratamento, mordida aberta anterior: origem e tratamento, mordida aberta posterior tratamento, tipos de maloclusão dentária, má oclusão infantil, Sistema Myobrace®, Odontologia Miofuncional

A mordida aberta é um tipo de maloclusão bastante comum, afetando a saúde bucal de milhões de brasileiros. E são milhões mesmo: de 80 a 89% das crianças no Brasil apresentam sinais de maloclusões de todos os tipos a partir dos 5 anos de idade.

Dentre essas maloclusões, a mordida aberta aparece com bastante frequência, especialmente por causa de alguns maus hábitos miofuncionais que, infelizmente, são bem comuns, sobretudo em crianças.

Quer saber quais são esses maus hábitos, como a mordida aberta afeta a saúde bucal das pessoas e de que forma o Sistema Myobrace® pode ser usado no tratamento? Siga a leitura deste artigo com atenção!

O que é mordida aberta?

A mordida aberta é uma maloclusão caracterizada pela ausência de contato entre os dentes superiores e os inferiores, mesmo quando a boca está totalmente fechada. 

Idealmente, os dentes superiores e inferiores da boca devem se tocar quando ela está fechada. Isso acontece quando os dentes estão posicionados corretamente, em arcos que alcançaram a expansão adequada. Entretanto, por diversos motivos (que veremos a seguir), nem sempre isso acontece e os dentes podem não se tocar. 

Assim como acontece com a mordida cruzada, nem toda mordida aberta é igual. Existem dois principais tipos:

  • A mordida aberta anterior acontece quando os dentes da frente não se tocam. São os dentes da região mais frontal da boca que estão “abertos” em uma angulação que não permite que eles se toquem;
  • A mordida aberta posterior é aquela em que os dentes da parte posterior, ou seja, da parte de trás da boca não se tocam. Esse contexto pode acontecer em apenas um lado da boca ou em ambos.

O que causa a mordida aberta?

A mordida aberta pode ser causada por diversos maus hábitos miofuncionais, especialmente quando todos atuam em conjunto.

O primeiro dos maus hábitos miofuncionais que causa a mordida aberta é a interposição da língua. Quando a pessoa respira pela via oral (em si um mau hábito miofuncional muito grave) a língua se desloca dentro da boca, fazendo com que ela cause pressão nos dentes, tanto lateralmente, quanto frontalmente.

O resultado dessa pressão é que os dentes se movem em ângulos específicos para acomodar a presença da língua e deixam de se encostar.

Mas somente a presença da língua é o suficiente para fazer os dentes se moverem dessa forma? Sim, é!

Você sabe quanta força a língua é capaz de fazer? Cerca de 500 gramas/cm² de força. Sabe quanta força é necessária para mover um dente na gengiva? Apenas 1,7 gramas/cm² de força.

Isso mesmo: a língua é capaz de produzir mais de 290x a força necessária para mover um dente na gengiva.

É por isso que a sua posição dentro da boca é tão importante. Sua presença faz uma força importante para o correto desenvolvimento das estruturas orofaciais, como a expansão dos arcos dentários. Além disso, na posição incorreta, ela faz pressão nos dentes e pode causar a mordida aberta.

Outro mau hábito ligado ao surgimento da mordida aberta é a sucção não-nutritiva. Trocando em miúdos, é o hábito de a criança chupar o dedo ou chupeta.

Isso acontece porque os bicos artificiais ou o dedo representam um obstáculo no nascimento dos dentes. Assim, eles vão sendo “empurrados” para o lado enquanto estão nascendo.

Pense nas árvores que você vê crescendo nas ruas. Se houver algum obstáculo na calçada, o tronco da árvore ou de qualquer planta vai se desviando para crescer, não é? Com o dente é a mesma coisa: a chupeta ou o dedo representam um obstáculo para o dente que está nascendo. Como o dente não tem força para vencer esse obstáculo, ele vai sendo desviado até a criança ficar com a mordida aberta.

Como funciona o tratamento com o Sistema Myobrace®?

O Sistema Myobrace® é uma tecnologia australiana usada em mais de 100 países há 30 anos. O protocolo segue as bases científicas da Odontologia Miofuncional, focada na correção de maus hábitos miofuncionais e no estímulo ao desenvolvimento adequado das estruturas orofaciais.

Isso significa, na prática, que o Sistema Myobrace® é eficaz no tratamento dos maus hábitos que dão origem à mordida cruzada. Além disso, o Sistema é muito útil no tratamento de outras condições causadas por esses maus hábitos, como Distúrbios Respiratórios do Sono (apneia do sono, ronco, bruxismo e enurese noturna) e Disfunções da ATM.

No tratamento da mordida aberta, o Sistema Myobrace® atua na correção dos maus hábitos, especialmente a posição incorreta da língua e a respiração bucal. Além disso, estimula o correto desenvolvimento das estruturas orofaciais (os ossos do rosto) para que a pessoa alcance seu potencial genético e não tenha outras maloclusões.

Isso, claro, acontece no tratamento de crianças e adolescentes, que têm maior maleabilidade e flexibilidade por estarem em pleno desenvolvimento das estruturas orofaciais.

No caso de adultos com mordida aberta, o Sistema Myobrace® corrige o posicionamento inadequado da língua e a respiração bucal, responsável por mover a língua em primeiro lugar. 

A melhor parte é que o Sistema Myobrace® pode atuar em conjunto com outros tratamentos para mordida aberta, como alinhadores invisíveis. Juntos, as duas soluções garantem a correção da mordida aberta e dos maus hábitos que a causam, reduzindo os riscos de recidiva, que é quando o problema volta a aparecer após o tratamento.

O Sistema Myobrace® é capaz de alcançar esses resultados pela combinação de aparelhos intraorais e exercícios miofuncionais desenhados para corrigir os maus hábitos e promover o desenvolvimento das estruturas orofaciais.

Os aparelhos são feitos de um material macio e confortável, o que costuma agradar bastante os usuários. Os pacientes devem usar o aparelho por cerca de 1 hora por dia mais o período em que estiverem dormindo.

Além do aparelho, é necessário que os pacientes executem diariamente os exercícios miofuncionais passados pelo cirurgião-dentista que conduz o tratamento. Esses exercícios são vitais para ensinar como trabalhar a musculatura orofacial do jeito certo.

Pronto! Agora que você entendeu o que é mordida aberta, como ela surge em uma pessoa e como o tratamento com o Sistema Myobrace® funciona e porque ele é mais eficaz, já pode procurar por um especialista para o seu caso.Encontre um Especialista Myobrace® perto de você agora mesmo!

respiração oral, respirador bucal tratamento, respiração pela boca como tratar, respiração nasal, respiração oronasal, respiração oral é sono, síndrome da respiração, síndrome da boca aberta, respiração pela boca como tratar, desatenção, dificuldade de concentração e aprendizagem, escolar, distúrbios respiratórios do sono, Sistema Myobrace®, Odontologia Miofuncional

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos