Como tratar o Xixi na cama nas crianças e jovens?

Como tratar o Xixi na cama nas crianças e jovens?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
xixi na cama, como tratar xixi na cama, xixi na cama crianças e jovens, fazer xixi na cama, xixi cama, mijar na cama, urinar na cama, criança fazendo xixi na cama, jovens fazendo xixi na cama, parar de fazer xixi na cama, xixi na cama como resolver, xixi na cama tratamento, xixi na cama como tratar, xixi na cama na adolescência, myobrace, enurese, enurese noturna, enurese diurna

É normal que pais, especialmente os de primeira viagem, se preocupem em saber como tratar xixi na cama em crianças e jovens. Afinal de contas, esse é um problema que traz muitos incômodos no dia a dia.

Na maior parte dos casos, trata-se de algo pontual, fruto do desenvolvimento ainda incompleto do controle sobre a musculatura urinária. Dito isso, existem casos em que o xixi na cama passa a ser um problema e os pais devem ter atenção.

Um exemplo é quando a situação persiste ou aparece já em uma idade mais avançada. Fazer xixi na cama na adolescência pode sim ser o sinal de alguma situação um pouco mais grave.

Quer entender como tratar xixi na cama nas crianças e jovens e como identificar se é ou não um problema? Siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Fazer xixi na cama é algo normal ou um problema?

Fazer xixi na cama é algo que faz parte do desenvolvimento da criança. Afinal, o ser humano desenvolve aos poucos o controle sobre os seus sistemas, conforme o cérebro passa a assumir mais trabalhos de forma automática e involuntária.

Assim, é normal que o controle da musculatura do sistema urinário leve um certo tempo para ser dominado. A criança pode até controlar bem durante o dia, mas de noite, no momento da transição do uso de fraldas, o controle pode escapar. Isso é normal e não é sinal de nada errado.

De acordo com os médicos, é normal que crianças de até 7 anos passem por essa situação de forma esporádica. Até os 3 anos, o problema pode ser relativamente comum, mas a partir dessa idade ele tende a ficar mais raro até não acontecer depois dos 7.

No entanto, a literatura médica analisa que, caso as incidências desse problema se tornem muito comuns (2 vezes ou mais por semana) após os 5 anos de idade, temos o que é definido como enurese, que é a perda involuntária de urina, quase sempre durante o sono (a enurese noturna).

Normalmente, a enurese é sinal de que há alguma coisa acontecendo com a criança e vale a pena investigar. Ela pode simplesmente ir embora normalmente, claro, mas no geral é indicativo de algum problema específico. Nesses casos, sim, o recomendado é que os pais procurem apoio médico para ver um tratamento contra xixi na cama.

Quais as causas do xixi na cama?

Existem muitas questões que podem levar à enurese noturna. Esse é um sintoma que pode ser desencadeado por alguns fatores bem diversos e, portanto, é difícil fazer o diagnóstico correto sem uma análise mais profunda.

Dito isso, podemos dividir as possíveis explicações para urinar na cama em dois grandes grupos: causas psicológicas e causas físicas. Confira a seguir uma pequena explicação sobre elas!

Causas psicológicas da enurese noturna

Algumas questões emocionais e/ou mentais podem causar o xixi na cama. Normalmente, esses fatores estão atrelados a traumas ou eventos estressantes, que atuam como gatilhos para essa reação.

Por exemplo, a ansiedade gerada por algum trauma psicológico pode ser ativada durante o sono da criança, o que gera uma reação que a impede de acordar ou a perda de controle da musculatura do sistema urinário por medo ou estresse.

Outro exemplo são eventos estressantes do dia, processados a noite e podem ter uma reação similar. Por exemplo:

  • A criança dormir fora de casa;
  • Começar a ir para a escola;
  • Se preparar para ganhar um irmão ou irmã;
  • Brigas constantes entre os pais em casa.

Além disso, crianças que apresentam dificuldades de acordar durante a noite também estão mais predispostas a urinar na cama. Afinal, se o cérebro não consegue despertar para ir ao banheiro, eventualmente a urina vai sair.

Causas físicas da enurese noturna

Existem algumas explicações físicas relativamente comuns para a enurese noturna. Veja abaixo algumas delas:

  • Contrações involuntárias na bexiga: problemas que geram contrações frequentes na bexiga fazem com que a urina seja expelida pelo sistema urinário sem que a criança tenha controle;
  • Problemas hormonais: a deficiência de certos hormônios aumenta a produção de urina durante a noite e explica a enurese;
  • Infecção no trato urinário: uma infecção pode irritar a bexiga e torná-la hiperativa, bem como causar alterações nos nervos que a controlam. Ambos os casos podem causar a incontinência urinária da criança ou do adolescente;
  • Desfralde noturno precoce: em alguns casos, os pais podem começar a desfraldar a criança cedo demais. Se ela não tiver o desenvolvimento neuropsicomotor adequado para lidar com a situação, pode acabar fazendo xixi na cama;
  • Apneia do sono: um estudo da Força Tarefa da Sociedade Respiratória Europeia mostrou que a enurese noturna está intimamente ligada à Apneia do Sono infantil e é, inclusive, um dos elementos de diagnóstico dessa doença em crianças e jovens dos 8 aos 12 anos.

Além dessas causas, uma das principais explicações para crianças e adolescentes fazendo xixi na cama é a respiração bucal. Veja a seguir como essa relação funciona!

Qual a relação entre a respiração bucal e a enurese noturna?

Respirar pela boca é uma das mais comuns explicações para crianças e adolescentes fazerem xixi na cama. A explicação envolve a produção de uma molécula em nosso corpo chamada de Óxido Nítrico.

O Óxido Nítrico é uma substância que é produzida majoritariamente em nosso nariz (mais precisamente no epitélio nasal) quando respiramos. Especificamente, 60% de toda a produção do Óxido Nítrico acontece lá.

Dentre as muitas funções que essa molécula tem em nosso corpo (são mais de 2.000 reações causadas por ele no organismo), a mais importante é o controle de oxigênio no nosso sangue. Para se ter uma ideia, a deficiência de Óxido Nítrico pode reduzir em 18% o nível de oxigênio no sangue.

Com menos oxigenação, o cérebro não consegue executar corretamente as funções que precisa realizar, o que inclui o controle da musculatura urinária. Além disso, um estudo realizado pela UNIFESP mostrou que há uma relação concreta entre a deficiência de Óxido Nítrico no corpo e a hiperatividade da bexiga.

Portanto, respirar pela boca diminui a quantidade de oxigênio no sangue, o que pode causar tanto a perda do controle da musculatura urinária, quanto uma hiperatividade da bexiga.

Saiba mais sobre a respiração bucal:

Como tratar xixi na cama em crianças e jovens?

Agora que já entendemos essas explicações, é hora de falar sobre como tratar xixi na cama. O ideal é começar identificando qual é a causa da enurese no seu filho criança ou adolescente.

O recomendado para isso é levar o jovem para um médico especialista, que poderá propor exames para descartar as causas mais comuns. Se o problema não for físico, então vale a pena consultar um psicólogo.

Como a respiração bucal é uma causa comum para o xixi na cama, a Odontologia Miofuncional pode ajudar a tratar esse mau hábito, ajudando o jovem a vencer a enurese noturna indiretamente.

Entenda mais sobre a respiração bucal e sua ligação com a Odontologia agora mesmo!

xixi na cama, como tratar xixi na cama, xixi na cama crianças e jovens, fazer xixi na cama, xixi cama, mijar na cama, urinar na cama, criança fazendo xixi na cama, jovens fazendo xixi na cama, parar de fazer xixi na cama, xixi na cama como resolver, xixi na cama tratamento, xixi na cama como tratar, xixi na cama na adolescência, myobrace, enurese, enurese noturna, enurese diurna

Acompanhe nossos canais

Receba os melhores conteúdos

Inscreva-se gratuitamente

Blog

Últimos Conteúdos